Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Te Cuida

TE CUIDA

Conheça os sintomas que podem indicar a deficiência de ferro no organismo

As causas da deficiência de ferro no organismo estão relacionadas a alimentação

terça-feira, 22/12/2020, 18:59 - Atualizado em 22/12/2020, 18:59 - Autor: Lana Oliveira e Fabiana Batista


| Agência Brasil

O ferro é um elemento essencial para a saúde, apresentando variadas funções no organismo, sendo importante para o transporte de oxigênio e para a formação das células do sangue, as hemácias.

Portanto, a falta desse mineral pode acabar afetando o desenvolvimento do corpo, resultando em problemas imunológicos, de produtividade e de desempenho mental, além de causar anemia, que ocorre em decorrência da carência nutricional, pela absorção deficiente, grande perda de sangue ou problemas na metabolização.

Clique aqui e ouça o décimo primeiro episódio da coluna "Te Cuida!" em versão podcast

Quais as causas?

Nutróloga e endocrinologista do Hapvida, Dra. Natasha Vilanova explica que a maioria dos problemas relacionados a quantidade de ferro no organismo se dá por causa de uma alimentação incorreta.

 

"As principais causas da deficiência desse mineral envolvem, principalmente, déficit pela ingestão alimentar. Atualmente, as pessoas estão consumindo alimentos altamente calóricos e pobre em nutrientes e, nesse caso, uma baixa ingestão de ferro. O Brasil ainda chega a ter uma alta prevalência de anemia por deficiência de ferro, mas também, pode ser por conta da diminuição da absorção pela mucosa intestinal", afirma Natasha.

Ela também esclarece que os problemas podem ter relação com outras questões. "Existem algumas condições clínicas que ocorrem como pacientes que foram submetidos a cirurgias gastrointestinais e isso atrapalha na absorção do ferro, pacientes que foram submetidos a cirurgia bariátrica e também pode acontecer por perda sanguínea. Então em caso de mulheres pela perda acentuada do fluxo menstrual, sangramento do próprio tubo digestivo também podem ocasionar casos de úlceras, câncer, sangramentos por outras causam também pode levar a deficiência de ferro”, continua a médica.

A falta de ferro no organismo pode ser percebida por meio de alguns sintomas, sendo os principais:

Ilustração Diário Online/Demax Silva
Ilustração Diário Online/Demax Silva Ilustração Diário Online/Demax Silva
 

Leia mais:

Metamedicina: novo método que busca a origem de problemas físicos e mentais. Entenda! 

Saiba como evitar a "maskne", acne causada pelo uso da máscara de proteção

A eficácia da acupuntura para o tratamento da ansiedade

É verdade que a baixa da ferritina causa problemas neurológicos e cardíacos?

De acordo com a Nutróloga, a baixa quantidade de ferro pode causar problemas. “Os níveis baixos de ferro, é que faz o transporte de oxigenação para os tecidos. Então da mesma forma que o nosso coração e o nosso cérebro precisa dessa oxigenação, mediante a esses níveis baixos, pode causar até quadros baixos de oxigenação, levando a sintomas cardiovasculares, cansado e dispneia, que é a falta de ar, além de sintomas neurológicos por conta dessa deficiência do mineral”.

Como fazer a reposição do ferro no organismo?

Natasha ressalta que há várias formas de repor o ferro, mas que isso depende do quadro clínico de cada pessoa. “A reposição de ferro, ela deve ser instituída pelo suplemento de acordo com cada paciente, sendo o cálculo de uma forma individual, geralmente o tratamento pela reposição é via oral, através de capsulas e comprimidos. Existem algumas situações que tem necessidade de fazer de uma forma mais rápida, que é através da forma parenteral, a forma injetável. Isso vai variar de acordo com o paciente, com a gravidade da situação e dos níveis da hemoglobina. Porém, de uma forma mais rápida geralmente são os injetáveis”.

Quais alimentos contém ferro?

“Em relação as fontes alimentares, nós temos uma vasta variedade. Desde fonte de proteína animal como fígado e carne bovina, até fonte de origem vegetal como espinafre, beterraba, feijão, grão de bico, o nosso açaí, são fontes de ferro”, reforça a especialista.

Quais as dicas e orientações?

Segundo Natasha, é importante ingerir vitamina C. “Uma das dicas que nos orientamos para ter absorção correta do ferro, é concomitantemente suplementar fonte de vitamina C, porque a vitamina C, é um cofator que auxiliar na absorção do ferro. Então fonte de vitamina C como frutas cítricas no caso de limão, laranja e frutas vermelhas como no caso de morango, são fontes excelentes de vitamina C”. 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS