plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TE CUIDA! #09

Saiba como evitar a "maskne", acne causada pelo uso da máscara de proteção

A má alimentação e as máscaras de tecidos inadequados podem agravar o aparecimento de acne.

Imagem ilustrativa da notícia Saiba como evitar a "maskne", acne causada pelo uso da máscara de proteção camera Reprodução

Durante a pandemia, o uso da máscara de proteção, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) contra o coronavírus, se tornou item essencial. Porém, o uso constante desse acessório pode resultar no aparecimento de problemas de pele como ressecamento, urticária e acne, a chamada "Maskne".

Mas o que é “Maskne”?

De acordo com os dermatologistas, a "maskne" está inserida na chamada acne mecânica, provocada pelo atrito ou fricção constantes no mesmo local, o que acaba ocorrendo quando a pessoa permanece por longos períodos usando a máscara facial.

Clique aqui e ouça o nono episódio da coluna "Te Cuida!" em versão podcast

Saiba como evitar a "maskne", acne causada pelo uso da máscara de proteção
📷 |

A Dermatologista Juliana Martins explica as causas do surgimento de acne na pele pelo uso da máscara. "A 'maskne' é um quadro inflamatório de acne, causada pelo atrito das máscaras com a pele. Então, nós sabemos que as máscaras podem além de provocar esse atrito, provocar a umidade local da pele e da oleosidade, o que por sua vez vai levar obstrução dos poros, inflamação da unidade pilossebácea, provocando um quadro inflamatório que vai desencadear o aparecimento das acnes”.

Saiba como evitar a "maskne", acne causada pelo uso da máscara de proteção
📷 |

O que pode piorar o quadro de Maskne?

Usar produtos inadequados para o seu tipo de pele como destaca Juliana. “O que pode piorar ou agravar esse quadro de "maskne", é o uso de produtos que não são adequados para o seu tipo de pele, por exemplo: maquiagens que vão obstruir muito os poros, cosméticos que tem base oleosa e se você tem a pele mais oleosa, acaba precipitando essa oleosidade por conta da oclusão das máscaras. O uso inadequado de sabonetes que não são de acordo com seu tipo de pele e a falta de hidratação dela também trazem piora para este quadro”.

Leia também:

A eficácia da acupuntura para o tratamento da ansiedade

Cirurgia bariátrica: questão estética ou de saúde?

Indisposição física e mental? Cuidado, você pode estar com estafa!

Maus hábitos e má alimentação

A nutricionista, Elen Bessa, alerta que os maus hábitos e a má alimentação também podem contribuir para a gravar o quadro de "maskne".

Saiba como evitar a "maskne", acne causada pelo uso da máscara de proteção
📷 |

“A má alimentação é considerada um dos principais fatores no aparecimento de acnes, pois ela altera a produção hormonal e vai estimular ainda mais a inflamação dessa pele”.

Quais alimentos precisamos evitar para não comprometer a pele?

Segundo Elen Bessa, o nosso organismo e a nossa pele refletem tudo o que comemos. “Os alimentos industrializados, bolos e massas em excesso são os principais causadores da acne, isso porque, eles são ricos em carboidrato simples, o que vai ampliar ainda mais a produção de insulina no organismo e vai estimular as glândulas sebáceas provocando a acne”.

Dicas e recomendações

A dermatologista Juliana Martins indica uma rotina de cuidados para a pele. "Para se evitar ou minimizar o risco da "maskne", o importante é manter uma boa rotina de cuidados e usar produtos adequados com seu tipo de pele, principalmente quem tem pele oleosa. Usar produtos como sabonetes a base de enxofre, peróxido de benzoílo, ácido salicílico, manter uma rotina de lavagem da pele, uso do tônico para equilibrar o PH, uso de um hidratante com efeito matificante e outros produtos que ajudam no controle da acne também, como ácido azeláico e o adapaleno, que podem ser prescritos pelo seu médico dermatologista”, diz.

Saiba como evitar a "maskne", acne causada pelo uso da máscara de proteção
📷 |

A nutricionista Elen Bessa recomenda uma alimentação saudável para manter a saúde da pele em dia. “A recomendação é consumir mais frutas, evitar doces e salgados, gorduras, frituras, tentar se alimentar nos horários corretos, beber bastante água e investir cada vez mais em alimentos ricos em proteínas que contém colágeno e antioxidantes”, afirma.

Saiba como evitar a "maskne", acne causada pelo uso da máscara de proteção
📷 |

Orientações da Associação Americana de Dermatologia para prevenir o desenvolvimento dos problemas de pelo por conta do uso constante das máscaras:

Saiba como evitar a "maskne", acne causada pelo uso da máscara de proteção
📷 |

Artes: Thiago Sarame/DOL

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias