plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
TE CUIDA!

Inteligência emocional: aprenda a controlar seus sentimentos neste cenário de pandemia

Gerenciar sua inteligência emocional é uma forma inteligente de aprender a encarar as emoções em favor de benefícios positivos

Imagem ilustrativa da notícia Inteligência emocional: aprenda a controlar seus sentimentos neste cenário de pandemia camera Reprodução: Freepik

O surgimento do novo coronavírus, que se alastrou rapidamente pelo mundo todo, apresentou várias consequências, seja do ponto de vista físico ou psicológico. Além da infecção pelo próprio vírus, a pandemia trouxe também sérios problemas emocionais como ansiedade e depressão.

Clique aqui e ouça o décimo primeiro episódio da coluna "Te Cuida!" em versão podcast

Nesse cenário duvidoso em relação a vários questionamentos diante da vida de cada um de nós, como manter ou reestabelecer a saúde mental?! Para isso é necessário equilibrar e manter a inteligência emocional para aprender a lidar com sentimentos como: emoções, frustrações e transformações que ocorreram nos últimos meses.

Leia também:

Saiba como evitar a "maskne", acne causada pelo uso da máscara de proteção

A eficácia da acupuntura para o tratamento da ansiedade

Cirurgia bariátrica: questão estética ou de saúde?

Mas o que é inteligência emocional?

Inteligência emocional está relacionada a habilidade que uma pessoa tem em identificar e controlar suas próprias emoções com mais facilidade, fazendo com que ela seja mais consciente e equilibrada diante de suas ações, tanto de forma individual, como também, em sociedade. É uma forma inteligente de aprender a encarar as emoções em favor de benefícios positivos, pois nessa nova realidade conseguir manter o equilíbrio emocional diante de vários fatores como a doença da Covid-19, o distanciamento social e a de se readaptar a uma nova rotina se tornou um grande desafio.

Benefícios

Aprender a gerenciar suas emoções trazem muitos benefícios, como explica a psicopedagoga, master coach pela Florida Christian University e diretora da Febracis, em Belém, Karla Frazão.

Inteligência emocional: aprenda a controlar seus sentimentos neste cenário de pandemia
📷 |

"Falar de inteligência emocional é o mesmo que a gente está falando de gestões das emoções no mundo em que vivemos, porque vai gerar inúmeros benefícios que vão mudar os sentimentos que não fazem muito bem para a nossa vida, como raiva, ódio, rancor, inveja, orgulho. E ainda, irá alterar a sua resposta também na sua cadeia imunológica e ter muito mais saúde. Além de poder ter o benefício de elevar a autoestima, o amor próprio. Vai melhorar significativamente os relacionamentos, também terá resultados positivos em todas as áreas da vida”.

Mudanças

De acordo com a psicopedagoga, mudanças de hábitos e a busca por novos estímulos ajudam na inteligência emocional. "Com determinados estímulos podem ocorrer mudanças na organização e na localização dos nossos processos de informação. Eu consigo mudar um comportamento antigo para um comportamento novo, uma mudança de hábito, sendo assim, eu trabalho uma inteligência emocional. Eu consigo realizar vários benefícios na minha vida, porque a ciência nós dá essa base também”.

Trocas diárias

Ainda segundo Karla, é necessário trocar algumas emoções para exercer outras. "Se você trocar um sentimento como o estresse como uma autoavaliação, entendendo a importância de quem você é, você gera uma energia positiva em sua vida. Quando você troca um sentimento como medo e insegurança por uma visão positiva de futuro ou por algo extraordinário que você quer na sua vida, isso gera uma coragem fortalecedora em você”.

Dicas para ajudar a gerenciar sua inteligência emocional:

Inteligência emocional: aprenda a controlar seus sentimentos neste cenário de pandemia
📷 |

Arte: Thiago Sarame

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias