plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CANSAÇO EXCESSIVO

Indisposição física e mental? Cuidado, você pode estar com estafa!

De acordo com especialistas, as causas da estafa estão relacionadas ao acúmulo de responsabilidades.

Imagem ilustrativa da notícia Indisposição física e mental? Cuidado, você pode estar com estafa! camera Reprodução: Freepik

A rotina diária exige tempo e disponibilidade tanto física como mental na vida de todos, porém quando o excesso de tarefas causa desânimo, cansaço e outros desconfortos, pode ser o momento de acender o sinal de alerta e repensar como anda sua saúde. Se seu corpo e sua mente demonstrarem sinais de sobrecarga, pode ser que você esteja apresentando um quadro de estafa ou se aproximando de uma.

Clique aqui e ouça o quinto episódio da coluna "Te Cuida!" em versão podcast

O clínico geral, Ciro Carneiro, ressalta alguns sinais que indicam quando uma pessoa está apresentando um quadro de estafa. "Sentir esgotamento físico e emocional, alterações no sono, está se alimentando mal, a memória comprometida, sinais de agressividade, queda na produtividade diária, falta de paciência e até dores no corpo e desânimo, são sinais de estafa. Assim como também, palpitações, diminuição do desejo sexual e baixa imunidade”.

Leita mais:

É covid-19 ou alergia ocular? Saiba diferenciar!

Saiba mais sobre postura e bem estar em home office

Alimentação e hábitos saudáveis para aumentar a imunidade durante a pandemia

Saiba a importância da saúde bucal em tempos de pandemia

O que é estafa?

A estafa, também conhecida como fadiga, pode ser de origem física ou mental. Trata-se da falta de disposição e motivação para fazer atividades simples do dia a dia, como estudar, trabalhar, sair com os amigos, entre outras ações que antes eram prazerosas.

A maioria dos casos de pessoas que passam por esse quadro sentem a sensação de cansaço intenso, acompanhado de sentimentos de frustrações e perda de capacidade para exercer algumas atividades, que antes eram normais durante a rotina.

Há dois tipos de estafa, a física, também conhecida como periférica e a mais comum entre as pessoas, a mental ou central. Ela pode afetar qualquer pessoa, sejam jovens, adultos ou crianças.

Estafa física (Periférica):

O primeiro tipo de estafa está relacionado a dores musculares e ao cansaço de atividades que causam um desgaste excessivo no corpo, que tem como causa também a má alimentação.

“Ela se caracteriza pelas dores intensas que surgem no corpo do indivíduo, uma apatia sem razão aparente, desânimo, imunidade baixa, que dá lugar à diversas outras doenças”, afirma o clínico.

Diante da má alimentação, baixa imunidade e do estresse, a estafa periférica pode desencadear outras doenças, como hipertensão arterial, doenças gastrointestinais e do coração.

Indisposição física e mental? Cuidado, você pode estar com estafa!
📷 |

Tratamentos

Segundo o doutor Ciro, para melhorar o quadro de estafa periférica é necessário reorganizar seu tempo e inserir atividades físicas. "A melhor forma de resolver um quadro de estafa é você tentar propiciar àquele individuo uma regulação adequada das atividades que ele faz no dia a dia. O ideal é que o tratamento seja aplicado com, realização de atividades que envolvam o corpo, como a prática de exercícios físicos moderados, uma alimentação saudável e equilibrada, bem com respeito aos limites físicos, ou seja, é preciso que o indivíduo preste atenção até onde o seu corpo pode ir, para não sobrecarregá-lo demais e acabar piorando o quadro de estafa".

Estafa mental (Central):

A estafa central ocorre por uma alteração no organismo e no sistema nervoso central do indivíduo e que se desenvolve por consequência das pressões de uma rotina frenética, estresses do dia, excesso de atividades e responsabilidades, que fazem com ele tenha um desequilíbrio em seu corpo, que acaba causando um desgaste metabólico e mental bastante intenso.

"A estafa mental normalmente é um acumulo de responsabilidades, e muitas vezes, tem pouco tempo destinado para o lazer. Então, são aquelas pessoas que têm dificuldade de delegar e dividir tarefas, que tendem acumular muitas demandas para si, sem rotina para almoço, acaba pulando refeições e possuem um nível de cobrança muito alta”, diz a psicóloga da Hapvida, Suellen Raraiva.

Indisposição física e mental? Cuidado, você pode estar com estafa!
📷 |

Tratamentos

A psicóloga explica que separar momentos de relaxamento e lazer contribuem para o tratamento do quadro de estafa mental. “É passar a mudar hábitos de vida, cultivar pensamentos positivos, cultivar bom humor, aprender a respirar, organizar suas prioridades e o lazer. O lazer é fundamental para a saúde mental para uma vida com qualidade".

Dicas práticas para combater a estafa:

1. Respeite os horários de refeição;

2. Dormir pelo menos 8 horas por dia;

3. Relaxar antes de dormir, tomando um banho quente ou um chá quente;

4. Beber bastante água durante o dia;

5. Divertir-se com os amigos e a família;

6. Fazer exercício físico regular e caminhadas;

7. Evitar levar trabalho para casa;

8. Procurar ajuda de um psicólogo;

9. Se os sintomas persistirem procure um clínico.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias