plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CUIDADOS

Asma atinge 20 milhões de brasileiros. Saiba como tratar em casos graves

Pacientes com asma grave podem ter qualidade de vida com imunobiológicos. Número de internações podem cair de 40% a 70%

Imagem ilustrativa da notícia Asma atinge 20 milhões de brasileiros. Saiba como tratar em casos graves camera A asma é responsável pela 4ª causa de internação no Brasil e pela morte de cerca de duas mil pessoas por ano. | Reprodução

Estudos epidemiológicos nacionais estimam que mais de 20 milhões de brasileiros, entre crianças e adultos, sofrem com asma. Desse total, cerca de 5% apresentam a forma mais grave da doença. A asma é responsável pela 4ª causa de internação no Brasil e pela morte de cerca de duas mil pessoas por ano.

A doença é geralmente ocasionada por processo inflamatório, que causa obstrução brônquica e sintomas como falta de ar, sibilância, tosse, dor no peito e opressão torácica. Os sintomas costumam ser desencadeados por infecções respiratórias, exercício e exposição a alérgenos. A asma pode ser alérgica ou não alérgica.

Corticoides inalados e broncodilatadores são utilizados no tratamento da asma, porém, nas formas mais graves, essas medicações – muitas vezes – não conseguem controlar as crises.

Qualidade de vida com os imunobiológicos

Recentemente, houve um avanço no tratamento da asma grave com o lançamento dos imunobiológicos. Esses remédios de última geração somente devem ser usados para pacientes com quadros graves que não respondem ao tratamento convencional (broncodiladores e corticoides).

O coordenador do departamento científico de asma da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Dr. Gustavo Wandalsen, explica que os imunobiológicos devem ser utilizados para pacientes refratários ao tratamento farmacológico tradicional. “Quando prescritos corretamente, são capazes de reduzir as exacerbações, os sintomas da asma, assim como melhorar a qualidade de vida e a função pulmonar", relata o especialista.

Alguns estudos apontam que com o uso dos imunobiológicos para o tratamento de asma grave, pode reduzir o número de internações entre 40% a 70%.

Leia mais:

Seu cabelo e unha estão fracos? Veja o que pode ser!

Saiba mais sobre postura e bem estar em home office

Vai retornar às atividades na academia? Confira 3 dicas para evitar lesões!

“Com os imunobiológicos, os pacientes graves têm chance muito maior de controlar a asma, reduzir as crises e resgatar sua qualidade de vida, podendo, por exemplo, voltar a praticar esportes e realizar atividades ao ar livre”, comenta o especialista.

Muitos pacientes conseguem, com os imunobiológicos, reduzir outras medicações. “Há casos de pacientes que não precisam mais fazer uso de corticoides orais e, consequentemente, deixam de ter os efeitos colaterais que esse tipo de medicação ocasiona, como os inchaços, aumento da pressão arterial e problemas oculares”, conta o médico.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias