plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CUIDADOS

Vai retornar às atividades na academia? Confira 3 dicas para evitar lesões!

Com a reabertura das academias lesões podem se tornar mais comuns; especialista ensina cuidados

Imagem ilustrativa da notícia Vai retornar às atividades na academia? Confira 3 dicas para evitar lesões! camera O cuidado no retorno às atividades físicas deve ser redobrado. | Reprodução

Um dos segmentos mais afetados pelo isolamento social, causado pelo coronavírus, foi o setor de academias e esportes. Com a flexibilização dos estabelecimentos, muitos retornaram às atividades, por isso o cuidado precisa ser redobrado. Mesmo com pessoas praticando exercícios por aplicativos ou aulas online durante o isolamento, a maioria ficou parada.

O cuidado no retorno às atividades físicas deve ser redobrado. Segundo a fisioterapeuta Aline Caniçais, “as lesões mais comuns acontecem no joelho e lombar. A pessoa que está se exercitando precisa se preocupar não só em se exercitar, mas completar o treino sem se lesionar”, desta a profissional.

O tratamento mais adequado para evitar lesões musculares e potencializar a hipertrofia é feito com o equipamento stim care, composto por correntes excitomotoras e terapêuticas. As correntes que promovem contração muscular, quando associadas a contração ativa da musculatura, proporcionam um tratamento global e garantem resultados efetivos, pois recrutam em torno de 40% a mais de fibras musculares que só o exercício ativo. Já as correntes terapêuticas do equipamento promovem melhora do desconforto pós treino, contribuindo para a recuperação da musculatura trabalhada.

Leia mais:

Procura por cirurgia bariátrica aumenta durante a quarentena

Alimentação e hábitos saudáveis para aumentar a imunidade durante a pandemia

Para evitar que lesões aconteçam durante os exercícios, o fisioterapeuta especialista em reabilitação esportiva, Alexandre Urso, selecionou alguns cuidados.

1. Sempre observe a carga

Não tente fazer algo que seu corpo não suporta. É normal sentir um cansaço muscular nos primeiros dias, mas se a dor for muito forte, significa uma lesão, é necessário suspender exercícios na região lesionada. Tente manter a postura de maneira adequada, não compense o peso, quando possível faça em frente à um espelho. As principais regiões em que vocês deve evitar sobrecarregar são pescoço, coluna e joelhos.

2. Tente executar com perfeição os exercícios

Tenha consciência do seu corpo e como ele está se posicionando. Caso tenha dificuldade, observe melhor antes de executar. Durante a execução, observe como seus músculos se comportam e se você sente uma sobrecarga em algum local do corpo. Caso não sinta nenhuma dor, continue seguindo as orientações.

3. Tenha cuidado com determinados exercícios

Durante os exercícios de membros superiores (braços) evite contrair o músculo trapézio (entre o pescoço e o braço) evite também movimentos projetando a cabeça a frente ou passar barra ou cabo atrás da cabeça. Já quando for realizar exercícios para os membros inferiores (pernas) não deixe o joelho desviar do eixo do corpo, seja para fora ou para dentro; sempre tente deixar o joelho na mesma linha do ombro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias