plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
HISTÓRIA VIVA

Projeto de lei propõe desapropriação de imóveis abandonados no centro de Belém

Objetivo é preservar a história e, ao mesmo tempo, resgatar o potencial turístico da capital paraense.

Imagem ilustrativa da notícia Projeto de lei propõe desapropriação de imóveis abandonados no centro de Belém camera Deputado estadual Adriano Coelho (PDT) é o autor do projeto. | Divulgação

Foi apresentado, nesta quarta-feira (10), um projeto de lei (PL) de autoria do deputado estadual Adriano Coelho (PDT) que tem como objetivo desapropriar os imóveis abandonados no centro histórico de Belém sem causar prejuízos ao patrimônio arquitetônico da cidade.

Prédios públicos estão abandonados pela Prefeitura de Belém

Batizado de “História Viva”, o programa seria uma alternativa de conservação do patrimônio na capital, beneficiando pequenos empresários locais que, em troca da restauração e manutenção do prédio, poderão utilizá-los gratuitamente para seus empreendimentos pelo período máximo de 30 anos.

“A ideia é preservar a história e ao mesmo tempo criar oportunidades para a geração de empregos, além de resgatar o potencial turístico que a depredação dos imóveis, a ocupação indevida por usuários de drogas e até mesmo de assaltantes, acaba por afastar visitantes àquela área tão importante para Belém”, explica Coelho.

VEJA TAMBÉM:

Obra de Zenaldo compromete história da mais antiga rua de comércio de Belém

Casarões e Igrejas: Memória preservada em Vigia de Nazaré

Moradora de local onde tesouro foi achado precisa mudar de cidade após repercussão do caso

Um levantamento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aponta que, em 2020, foram registrados 84 imóveis como bens abandonados e em estado de ruína ou arruinamento.

“Os casos de abandono de prédios, muitos destruídos por incêndios, atos de vandalismo ou apenas pela ação do tempo, têm sido cada vez mais comuns e esse projeto é uma alternativa a essa situação”, defende.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias