plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SUA CASA

Viva 2021 em harmonia com o Feng Shui!

Técnica milenar chinesa de harmonização dos ambientes promete trazer equilíbrio na vida das pessoas. Confira as dicas de quem estuda o assunto há décadas para começar o ano novo em alto astral

Imagem ilustrativa da notícia Viva 2021 em harmonia com o Feng Shui! camera Aurea Venturieri destaca que o segredo de tudo é ter bom senso na arrumação da casa e prezar por algo que agrade aos olhos | Irene Almeida

Com a chegada de 2021 e a esperança de se ter um ano bem melhor do que o atual, marcado pela chegada da pandemia de Covid-19, recorrer a técnicas que prometem trazer energia positiva e renovação para dentro de casa é sempre objeto de interesse. É aí que muitas pessoas ouvem falar no Feng Shui. A arte milenar chinesa promete melhorar o astral do lar, do ambiente de trabalho e das pessoas com a adequada arrumação de cômodos que facilitam o equilíbrio das energiase trazem harmonia.

Arquiteta com especialização em consultoria de Feng Shui há mais de 25 anos, Aurea Venturieri dá mais detalhes dessa arte que envolve o conhecimento de várias áreas e tem relação direta com a arquitetura. “É a harmonização entre a pessoa e o local onde ela vive, a harmonização energética desse ambiente com ela”, explica. “A gente utiliza técnicas de decoração, layout dos móveis, as cores, formas, sons... A gente trabalha tanto com arquitetura de interiores, quanto projetos concebidos. Podemos inclusive, fazer até de acordo com a família, desde a escolha do terreno”, pontua. “Hoje um consultor estuda desde física quântica, medicina oriental, química... tudo faz parte do estudo. Eu continuo estudando mesmo depois de 25 anos”.

Segundo Aurea, o Feng Shui tem um conceito básico. “Sempre digo que quando você vai receber um visitante na sua casa quer sempre arrumar. E 2021 é um visitante ilustre. A gente usa cinco elementos básicos que emitem frequências: madeira, fogo, terra, metal e água”, ensina. A especialista destaca que o segredo de tudo é ter bom senso na arrumação da casa e prezar por algo que agrade aos olhos. “A gente procura harmonizar esses cinco elementos em casa”.

Viva 2021 em harmonia com o Feng Shui!
📷 |Irene Almeida
Viva 2021 em harmonia com o Feng Shui!
📷 |Irene Almeida

Para trazer esse equilíbrio, Aurea cita outras sugestões. “Colocar fragrância de flores que você gosta, incensos, aromatizadores. Com esse trabalho a casa fica mais leve, mais alegre”, conta. “Mas, a própria pessoa também tem que mudar sua maneira de pensar e agir. Não adianta mudar a casa se eu não estiver em harmonia”, chama a atenção. “Cada pessoa tem sua crença, sua espiritualidade, é importante fazer essa união com a espiritualidade. Tente se harmonizar e fazer seus rituais, de acordo com o preceito que você acredita...”, sugere. “Não adianta pular sete ondinhas, se você não acredita, se não faz parteda sua espiritualidade”.

Aurea informa que 2021 é o Ano do Boi, ou Búfalo, de Metal e, no Feng Shui, ano que começa a partir de fevereiro, de acordo com o calendário chinês. “É um ano com as características desse animal, é um ser amável, paciente, bondoso, com responsabilidade, focado no que faz, na rotina, tudo certinho. O ano deveter essas características”.

EQUILÍBRIO

A especialista trabalha com o Feng Shui tradicional, com bússola e pêndulo, e lista outras recomendações para começar o ano em equilíbrio. “Não deixe nada voltado de costas para a porta de entrada. Não bote objetos pesados na sua porta de entrada. Não bote nada negativo na sua casa, coisas que representam o mal, tempestades, não éauspicioso ter essas coisas”.

O sofá da sala também precisa ser posicionado corretamente. “Você chega e tem um sofá de costas para a porta, isso não é legal”, descreve. “Bote coisas coloridas, flores naturais, plantadas. Um vaso com roseiras, com vida. Uma flor cortada não te dá uma energia como se estivesse viva”, afirma. “Na entrada seria interessante ter os ambientes cheirosos, para dar aquele ‘up’. Convidar a energia a chegar até você”.

Sobre os elementos citados no início do texto, Aurea explica que cada um deles é representado por cores e formas geométricas diferentes (veja quadro), mas o ideal para se aprofundar no tema é fazer uma consultoria. “Seria interessante ter a representação deles de forma harmoniosa. Você já está trabalhando com as frequências do universo, isso te dá serenidade”, garante. “A gente vive num universo com energias mutáveis. Se eu conseguir colocar na minha sala coisas bonitas que contenham esses elementos, já vai ser positivo. A partir do momento que você está em harmonia com o local que você vive e trabalha, você começa a trabalhar melhor, em abundancia, que não é somente dinheiro, mas ter mais prosperidade”, cita. “Se estou bem, em uma casa harmonizada, corrigida, minha saúde pode melhorar”.

Aurea conta que mesmo as cidades sofrem essa influência dos elementos. “Belém é uma cidade com água ao redor. Tem a presença dessa energia da água muito forte, o que vai dando uma certa fluidez para as coisas”, analisa. E para quem quer harmonizar em um local considerado bastante positivo na capital paraense, pode correr para a Praça Batista Campos. “A Batista Campos tem água corrente, vida animal, garças com ninhos. Se não fosse uma energia boa, as garças jamais fariam seus ninhos ali. É diferente de transitar em ruas com canais a céu aberto, com esgotos.É uma energia diferente”.

“Não é pintar uma parede, é muito mais”

Consultora e professora de Feng Shui, Silvana Occhialini também tem uma longa relação com a técnica chinesa. Fundadora do Instituto Brasileiro de Feng Shui, ela é autora dos livros “Feng Shui – O Poder de Atrair Harmonia e Prosperidade” e “108 Dicas de Feng Shui para trazer harmonia e felicidade à sua vida”. Com mais de 20 mil seguidores em sua conta no Instagram (@fengshuibysilvana), ela repassa dicas baseadas no estudo, mas afirma que colocar em prática todas as possibilidades requer muita leitura e dedicação.

“Passo as dicas todos os dias, tenho dois livros e um curso gravado que as pessoas podem fazer sozinhas. Me considero uma médica de espaços. Estudo isso há 30 anos. Não é pintar uma parede, é muito mais”, deixa claro. Contudo, Silvana repassa algumas recomendações para os leitores do DIÁRIO que queiram começar o estudo.

ESCOLHA

Até mesmo a escolha do endereço pode fazer parte das decisões. “É preciso observar a localização do imóvel. Comprar uma casa vizinha ao cemitério é algo conflitante, não é como em um parque”, compara. “O ideal é sempre ter esse cuidado de não comprar, por exemplo, um imóvel onde alguém se suicidou ou que foi à falência. São coisas muito delicadas”, ressalta.

Sobre a posição dos cômodos dentro de casa, Silvana dá mais orientações. “Você sempre deve se sentar olhando para a porta, jamais de costas. Isso atrasa a vida, a pessoa vai muito mal. É só movimentar para o outro lado”, diz. “No quarto, nunca coloque a cama de costas para a janela”. No geral, pequenas mudanças podem trazer grandes efeitos. “Você pode mudar um móvel, às vezes o resultado desse mexer é excelente. O certo é encostar a cama na parede e a pessoa deita olhando para quementra pela porta”, ensina.

Outra dica é no que escolher para comprar para dentro de casa. “Não coloque móveis grandes demais em espaços pequenos. Isso atravanca a vida, todas as passagens ficam bloqueadas”, afirma a especialista. E atenção com as portas. “Elas devem abrir para dentro em, no mínimo, 90 graus. Tem que deixar a energia entrar. Se abre menos,é menos energia”.

Serviço

FENG SHUI

É uma arte milenar chinesa de harmonizar os espaços. O termo Feng (vento) e Shui (água) tem origem na gênese dessa corrente de pensamento, quando seu principal pilar era a observação criteriosa das forças da natureza. Não é uma religião, é uma arte que permite a qualquer pessoa, independentemente de sua crença, se relacionar da maneira mais saudável possível com seus espaços.

A origem do Feng Shui data de mais de quatro mil anos. Os antigos chineses escolhiam os locais para implantar suas comunidades a partir de um detalhado estudo ambiental, incluindo clima, topografia, recursos naturais, direção dos ventos e das águas.

Fonte: silvanao cchialini.com.br

OS CINCO ELEMENTOS

Você pode arrumar a sua casa com base em objetos que remetem a esses cinco elementos. Tenha em mente que o bom senso em fazer algo que agrade aos olhos é o primeiro passo para harmonizar o lar.

Madeira – representada pelos tons de verde e objetos retangulares.

Fogo – representado pelas cores quentes, laranjas até o vermelho, e em objetos pontiagudos, triangulares

Terra – representado pelo marrom, terracota, cores mais terrosas, e em objetos quadrados.

Metal – representado pelo cinza, dourado e branco. Objetos redondos.

Água – representado pelo azul intenso e pelo preto. Objetos sinuosos como na calçada de Copacabana.

Fonte: Aurea Venturieri (aureav.venturieri @gmail.com – 91-99913-5882)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias