Notícias / Pará

CASO SANTA IZABEL

13 detentos atingidos durante tentativa de resgate estão internados e seguem estáveis

Quarta-Feira, 11/04/2018, 20:34:16 - Atualizado em 11/04/2018, 22:44:28 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

13 detentos atingidos durante tentativa de resgate estão internados e seguem estáveis (Foto: Agência Pará)
(Foto: Agência Pará)

Na noite desta quarta-feira (11), novas informações foram divulgadas sobre a tentativa de resgate de detentos que aconteceu no início da tarde de ontem (10), em que 21 pessoas morreram, entre elas o agente penitenciário Guardiano Santana.

Segundo informações fornecidas pela Diretoria de Assistência Biopsicossocial da Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado), durante a tentativa de fuga 13 presos foram atingidos, desse número, nove tiveram ferimentos sem gravidade e quatro estão internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castanhal e no Hospital Metropolitano de Ananindeua. Ainda de acordo com a diretoria, o estado de saúde deles é considerado estável.

MORTES REGISTRADAS

Das 21 mortes registradas durante a tentativa de resgate, 13 corpos já foram identificados e liberados para os respectivos familiares. Os oitos corpos ainda aguardam reconhecimento, sendo três no Instituto Médico Legal (IML) de Belém e cinco no de Castanhal.

TENTATIVA DE FUGA

O CRPP III foi alvo de uma tentativa de resgate de presos na tarde desta terça-feira (10), no Complexo de Santa Izabel, Região Metropolitana de Belém. Durante a ação, agentes penitenciários foram feitos reféns e houve intensa troca de tiros, chegando a 21 o número de mortos nesta terça-feira (10).

Entre as vítimas, um agente prisional teve o óbito confirmado pela Segup. Na tentativa de resgate, foram utilizados explosivos contra um dos muros do solário do Pavilhão C. O combate entre policiais e detentos durou mais de duas horas no local.

Segundo a Susipe, a ação foi realizada de maneira coordenada. Um grupo de presos iniciou o motim dentro do presídio, enquanto criminosos tentavam fazer o resgate dos detentos pelo lado de fora do complexo, que fica às margens da rodovia BR-316.

ARMAS APREENDIDAS

Sete armas, sendo dois fuzis, três pistolas e dois revólveres, além de um cartucho com munições, foram apreendidos com o bando que tentou invadir a casa penal. A Segup disse ainda que irá investigar a entrada de armas na unidade, além das circunstâncias das trocas de tiros durante a tentativa de resgate de presos.

O delegado Rodrigo Leão, diretor da Seccional de Santa Izabel do Pará, está com equipe policial acompanhando a situação, além de duas equipes da Divisão de Homicídios e uma da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

(DOL)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL