plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Presídio superlotado precisava de muro com urgência, diz relatório do CNJ

Um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), elaborado em fevereiro desse ano, destacou que o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III) vive uma situação alarmante e, por esse motivo, precisava de uma “muralha para isolamento”. Atu

Um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), elaborado em fevereiro desse ano, destacou que o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III) vive uma situação alarmante e, por esse motivo, precisava de uma “muralha para isolamento”. Atualmente a unidade abriga 660 presos, quando deveriam ser apenas 432. As informações são do UOL, publicada na noite desta terça-feira (10).

A partir de inspeções presenciais, o Conselho entendeu que a construção de uma muralha era necessária justamente para evitar a “facilidade do resgate realizado com apoio externo”, pois ações como essas já são classificadas como “alarmantes, insustentáveis e recorrentes”.

No relatório foi pedido também em caráter de urgência um reforço da estrutura de segurança da área de visitação, que tem apenas um “alambrado e concertina”.

TENTATIVA DE FUGA

O CRPP III foi alvo de uma tentativa de resgate de presos na tarde desta terça-feira (10), no Complexo de Santa Izabel, Região Metropolitana de Belém. Durante a ação, agentes penitenciários foram feitos reféns e houve intensa troca de tiros, chegando a 21 o número de mortos nesta terça-feira (10).

Entre as vítimas, um agente prisional teve o óbito confirmado pela Segup. Na tentativa de resgate, foram utilizados explosivos contra um dos muros do solário do Pavilhão C. O combate entre policiais e detentos durou mais de duas horas no local.

Segundo a Susipe, a ação foi realizada de maneira coordenada. Um grupo de presos iniciou o motim dentro do presídio, enquanto criminosos tentavam fazer o resgate dos detentos pelo lado de fora do complexo, que fica às margens da rodovia BR-316.

ARMAS APREENDIDAS

Sete armas, sendo dois fuzis, três pistolas e dois revólveres, além de um cartucho com munições, foram apreendidos com o bando que tentou invadir a casa penal. A Segup disse ainda que irá investigar a entrada de armas na unidade, além das circunstâncias das trocas de tiros durante a tentativa de resgate de presos.

O delegado Rodrigo Leão, diretor da Seccional de Santa Izabel do Pará, está com equipe policial acompanhando a situação, além de duas equipes da Divisão de Homicídios e uma da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

O DOL solicitou esclarecimentos à Segup e aguarda posicionamento.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias