Notícias / Pará

PÂNICO

Segup corrige número de mortos em tentativa de fuga: 21. Vídeo mostra corpos em presídio

Terça-Feira, 10/04/2018, 15:05:47 - Atualizado em 10/04/2018, 22:28:51 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Segup corrige número de mortos em tentativa de fuga: 21. Vídeo mostra corpos em presídio (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Uma tentativa de resgate no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), no Complexo de Santa Izabel, Região Metropolitana de Belém, contabiliza 21 mortos nesta terça-feira (10), o número foi atualizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Durante a ação, agentes penitenciários foram feitos reféns e houve intensa troca de tiros.

Também na noite de hoje (10) foi confirmada a morte do agente prisional Guardiano Santana, de 57 anos; ele morreu no local. O agente Edson Oliveira foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Castanhal e já foi liberado.

Os agentes Ewerton Martins, Daniel Rodrigues e Robson Nazareno foram transferidos para o Hospital Metropolitano de Belém, sendo que o agente Robson está sendo submetido a uma cirurgia. Já o agente Silber da Silva foi transferido para um hospital particular; o estado de saúde dele é considerado estável.

Na tentativa de resgate, foram utilizados explosivos contra um dos muros do solário do Pavilhão C. O combate entre policiais e detentos durou mais de duas horas no local. Um vídeo, registrado no interior do presídio, mostra vários corpos caídos na área externa.

ATENÇÃO! VÍDEO COM IMAGENS FORTES! 

De acordo com testemunhas, houve troca de tiros entre policiais e criminosos e a rodovia BR-316 ficou intrafegável devido aos diparos. Após a diminuição da intensidade dos tiros, a via foi liberada.

DILIGÊNCIAS

Através de nota, a Superintendente do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) informou que a ação contou com apoio externo e que ainda não confirma fuga de presos. Uma revista e recontagem de detentos era realizada na unidade prisional no início da noite desta terça. Uma equipe da Força Tática da PM foi deslocada para o presídio. As buscas por criminosos prosseguiu pelos arredores do presídio.

Um inquérito policial já foi aberto para apurar o caso. De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe, todas as unidades prisionais do Complexo Prisional de Santa Izabel operam dentro da normalidade.

Armas apreendidas

Sete armas, sendo dois fuzis, três pistolas e dois revólveres, além de um cartucho com munições, foram apreendidos com o bando que tentou invadir a casa penal. A Segup disse ainda que irá investigar a entrada de armas na unidade, além das circunstâncias das trocas de tiros durante a tentativa de resgate de presos. 

O delegado Rodrigo Leão, diretor da Seccional de Santa Izabel do Pará, está com equipe policial acompanhando a situação, além de duas equipes da Divisão de Homicídios e uma da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

(DOL)





Comentários

Destaques no DOL