plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Alex Atala desiste de Polo Gastronômico de Belém

O chef Alex Atala, que comanda o Instituto ATÁ e era um dos nomes mais cotados para gerenciar o polêmico projeto do Polo Gastronômico, em Belém, anunciou nesta quinta-feira (30) que desistiu de participar do projeto. Segundo o comunicado divulgado pelo c

O chef Alex Atala, que comanda o Instituto ATÁ e era um dos nomes mais cotados para gerenciar o polêmico projeto do Polo Gastronômico, em Belém, anunciou nesta quinta-feira (30) que desistiu de participar do projeto.

Segundo o comunicado divulgado pelo chef, Atala não poderia compactuar com "um projeto que valoriza a cultura culinária do Pará desabrigando demais expressões de arte".

Veja o comunicado na íntegra:

Diante da inflexibilidade do Governo do Pará, do radicalismo das partes, da ausência de real diálogo, da clara confusão criada e do nosso profundo desagrado com a maneira com que vem sendo conduzida pelas partes a criação do Polo Gastronômico, bem como a não permanência do Museu de Arte Contemporânea na Casa das Onze Janelas, em Belém (PA), conforme Decreto 1.568 de 17/6/2016, o Instituto ATÁ não irá se candidatar para gerenciar o projeto do Polo Gastronômico.

Consideramos que a arte é essencial na construção da identidade de uma nação. Por isso, não compactuamos com um projeto que valoriza a cultura culinária do Pará desabrigando demais expressões de arte, como as plásticas, fotografia, entre outros projetos que tinham como morada o Museu Casa das Onze Janelas.

Na esperança de que um dia este impasse se dissolva, o chef Alex Atala e o Instituto ATÁ se colocam à disposição para seguir trabalhando para o fortalecimento da totalidade da cultura do Pará e da Panamazônia, nos mesmos moldes e transparência que, com sucesso, participamos da revitalização do Mercado Municipal de Pinheiros, em São Paulo (SP).

Alex Atala e Instituto ATÁ

Polêmica

A criação do Polo Gastronômico, que será alocado no Complexo das Onze Janelas, gerou grande mobilização da classe artística que criticou o fechamento do Museu de Arte Contemporânea na Casa das Onze Janelas, reconhecimento nacionalmente.

De acordo com o comunicado de Atala, a falta de diálogo do Governo do Estado é uma das principais causas para a desistência da participação no projeto.

O comunicado foi compartilhado pelo fotógrafo e crítico de arte Eder Chiodetto.

Após a divulgação do comunicado de Alex Atala, o grupo de artistas que defende a permanencência do Museu das Onze Janelas, chamado Movimento Casa das Onze Janelas, também se pronunciou sobre a questão, agradecendo o apoio do chef de cozinha.

O Polo de Gastronomia da Amazônia foi criado pelo Decreto Nº 1.568, de 17 de junho de 2016, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 20 de junho, e prevê a instalação na Casa das Onze Janelas e em imóvel na rua Padre Champagnat.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias