plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Movimento questiona fechamento de Museu em Belém

Diversos grupos da sociedade civil organizam um evento, neste domingo (12), para protestar contra um projeto que realizaria modificações na Casa das Onze Janelas, atingindo o Museu de Arte Contemporânea, para a criação de um centro gastronômico no eixo hi

Diversos grupos da sociedade civil organizam um evento, neste domingo (12), para protestar contra um projeto que realizaria modificações na Casa das Onze Janelas, atingindo o Museu de Arte Contemporânea, para a criação de um centro gastronômico no eixo histórico de Belém.

O movimento está sendo organizado pelas redes sociais e tem a participação de associações culturais como a Fotoativa, Casulo Cultural, Kamara Kó, dentre outras. O ato no domingo quer reunir artistas, estudantes, professores, arte-educadores e pesquisadores, segundo informações da página no Facebook "Manifestação pela Casa das Onze Janelas".

De acordo com o manifesto, publicado na página, os grupos civis querem dizer "não à decisão arbitrária do Estado e das instituições envolvidas nesse projeto silencioso de acabar com uma instituição pública importante para o Pará e para o Brasil, atuante desde 2002 com exposições, ações educativas e coleções de arte brasileira em permanente exibição".

Segundo o grupo, uma petição online, dirigida ao IPHAN, também é realizada, pedindo proteção ao patrimônio histórico de Belém.

Manifestação na Câmara dos Vereadores

Em sessão da Assembleia Legislativa, nessa quinta-feira (9), a vereadora Sandra Batista (PCdoB) comunicou que pedirá a realização de audiência pública para obter esclarecimentos sobre as possíveis alterações no eixo histórico, arquitetônico e cultural da Cidade Velha, para instalação do polo gastronômico.

Segundo a vereadora, a execução do projeto traria diversas mudanças ao eixo que vai do Boulevard Castilhos França até a Casa das Onze Janelas, englobando o Mercado de Carne, Mercado de Ferro, Solar da Beira e Feira do Açaí.

De acordo com a parlamentar, o polo gastronômico da Casa dos Onze Janelas seria chefiado por uma filha do falecido chefe de cozinha Paulo Martins e por Alex Atala, enquanto o Boulevard e a Feira do Açaí seriam ocupados por bares e restaurantes. Sandra pediu explicações sobre a veracidade dos rumores e, caso sejam verdadeiros, quer tomar conhecimento e analisar o projeto, objetivos, necessidade e impactos.

A vereadora disse haver precedentes de cessão de espaços públicos a particulares "sem explicações à população". Citou como exemplo o Mercado de Carne, onde alguns boxes teriam sido cedidos para instalação de um restaurante a "amigo do governador".

As informações são da Câmara Municipal de Belém.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias