Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Tuédoidé? / Curiosidades

VIDA FELINA

Curiosidade animal: saiba por que os gatos enterram o cocô 

Fezes, fama de antipáticos, olfato aguçado: saiba as curiosidades sobre os gatos.

quarta-feira, 06/01/2021, 10:07 - Atualizado em 06/01/2021, 11:02 - Autor: Com informações do UOL


Especialistas explicam curiosidades sobre os gatos.
Especialistas explicam curiosidades sobre os gatos. | Divulgação

Seja você é do time dos felinos já deve ter se perguntando o motivo pelo qual eles enterram o cocô logo após suprir a necessidade. Muitos pensam que os gatinhos enterram suas fezes e urina porque são super higiênicos e não gostam do cheirinho desagradável no ambiente, mas não é bem isso! As informações são do UOL.

LEIA AINDA!

Homem adota 'ratão' e cuida do bicho como se fosse um filho

Van é roubada com 70 gatos resgatados; ONG oferece recompensa

Cãozinho é carregado por galinha ao som de Barões da Pisadinha. Assista

Na verdade, os felinos precisam eliminar qualquer tipo de rastro que possa atrair os "inimigos", por serem essencialmente presas na natureza. Até quando um filhote morre, eles enterram ou comem para não deixar rastro nenhum.

Happy International Cat Day GIF by TikTok

Isso é um hábito que nasce com os felinos porque são presas e precisam esconder seu rastro, segundo a professora titular aposentada da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, Mitika Hagiwara.

De acordo com dados do IBGE, de 2013, os gatinhos já ocupam mais de 23,9 milhões nas residências de todo o país. Para alguns, eles carregam a fama de antipáticos. Essa é também outra curiosidade explicada pela especialista. 

cute cat GIF

Segundo ela, os gatos "precisam estar sozinhos para caçar estes animais pequenos escondidos em tocas. Não precisam de outros para espantar suas presas". Daí a explicação de quase sempre estarem sozinhos!

Outra curiosidade dos bichinhos que encanta os humanos é o simples ronronar. A vibração, que mais parece um motorzinho ligado, é "produzida", por exemplo, quando eles estão muito confortáveis com a presença humana, segundo explica a comportamentalista de felinos, catsitter e adestradora em formação, Denise Pereira Bispo.

Not Safe For Work No GIF

A trilha sonora, de acordo com Denise, também é uma resposta fisiológica dos músculos da laringe dos gatinhos, onde ficam as cordas vocais, para um comando cerebral. Conforme esses músculos se movem, contraem e dilatam a glote possibilitando que o ar vibre toda vez que o gato respira.

A notícia ruim é que já há estudos sobre situações de dor e medo também ativarem o ronronar. "É importante verificar o contexto em que ocorre e prestar atenção aos gestos que o gatinho faz", disse Denise.

Tired Cat GIF

Você sabia que os gatos também não sentem o gosto doce? No entanto, em compensação, os bichanos têm um olfato 14 vezes mais apurado que o dos humanos. É

"Apesar de sentirem gostos, com exceção do doce, é através do olfato que eles verificam se a comida está fresca. É por isso que os gatos nem beliscam a comida que esteja com um cheirinho meio estranho", ressalta a especialista. 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS