plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOVO PANORAMA

Eleitores estão dispostos a votar em mulheres e pessoas negras, diz pesquisa

Percepção do eleitorado sobre grupos sub-representados na política é expressiva nas eleições desse ano

Imagem ilustrativa da notícia Eleitores estão dispostos a votar em mulheres e pessoas negras, diz pesquisa camera A metodologia não esclareceu quantas pessoas foram ouvidas para a realização da pesquisa. | Agência Brasil

O Instituto Update em parceria com o Datafolha afirmam, por meio de uma pesquisa de opinião, que os eleitores estão dispostos a votar em mulheres e pessoas negras nas eleições municipais de 2020.

De acordo com a pesquisa, mulheres e pessoas negras não estão sendo vistos pelo eleitor como “menos viáveis eleitoralmente”, ou seja, com menos chances de se eleger. 44% dos respondentes indicaram que uma mulher negra teria muita chance de ser eleita, em comparação a 34% quando o candidato é identificado como um candidato negro, e 31% quando a cor de pele da candidata ou candidato não foi identificada.

Os eleitores avaliam ainda que candidatos e candidatas que contam com apoio do atual prefeito têm mais chances de se eleger. Existe uma inclinação maior a votar em uma candidata mulher apoiada pelo prefeito (51%) do que em um candidato homem nessa mesma situação (38%).

A metodologia não esclareceu quantas pessoas foram ouvidas para a realização da pesquisa, mas foi informado que os resultados apresentados serão combinados com análises de dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e entrevistas realizadas pelo Instituto Update com candidatos e candidatas dessa eleição.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias