plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Flagrante de trabalho infantil revolta internautas

A reportagem especial do DOL, "Esmolas sobre as Águas - Exploração do trabalho infantil em rio amazônico", publicada desde a última quarta-feira (30), fez os internautas refletirem e voltarem suas atenções para o problema. Nas redes sociais e nos comentá

A reportagem especial do DOL, "Esmolas sobre as Águas - Exploração do trabalho infantil em rio amazônico", publicada desde a última quarta-feira (30), fez os internautas refletirem e voltarem suas atenções para o problema.

Nas redes sociais e nos comentários, vários leitores lamentaram a forma como crianças e adolescentes ribeirinhas são usadas para pedir esmolas.

O internauta identificado como Heleno ressaltou que as condições apresentadas são humilhantes. "É lamentável que as crianças passem por essa situação constrangedora mesmo não sabendo. Os adultos que agem dessa forma deveriam ser punidos. Fico muito chateado com essa situação, minha mãe me criou com muita dificuldade sem precisar me expor ao ridículo."

Para Helén Martins, o problema é cultural. "Sempre viajo e não é de hoje que os ribeirinhos pedem toda sorte de 'coisas'. As crianças sempre estão nas canoas e 'atracam' nos barcos pedindo roupas, comida, dinheiro. Acho que caberia, sim, uma intervenção no sentido de orientação quanto aos riscos etc., mas essa abordagem de exploração infantil apontada pelo jornal deveria ser melhor refletida", disse.

Muitos comentários lembraram dos benefícios do governo federal - citados na reportagem - e apontavam os pais como os culpados pela situação. "Essas pessoas recebem benefícios do governo como Bolsa Família. É culpa dos pais que obrigam as crianças a pedirem", reclamou Kleber de Souza.

Por sua vez, Juno de Jesus destacou os passageiros das grandes embarcações como os verdadeiros responsáveis por essa prática. "Isso sempre aconteceu e nunca ninguém fez nada. A culpa maior é de quem dá esmola, pois incentiva essa prática e alimenta esse círculo vicioso", argumenta.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias