plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DOAÇÃO DE SANGUE

Hemopa Belém registra aumento de 14% no número de coletas, em setembro

Hemocentro agradece voluntários e informa que o saldo positivo, de 538 coletas de sangue, pode ajudar mais de dois mil pacientes na rede pública hospitalar

Imagem ilustrativa da notícia Hemopa Belém registra aumento de 14% no número de coletas, em setembro camera Em Belém, um exemplo da ação da unidade móvel de coleta da Fundação Hemopa em parceria com o Banco do Brasil. | Reprodução/Ascom/Hemopa

A Fundação Hemopa enfatiza que doação de sangue espontânea é a única forma de garantir a transfusão para pessoas que lutam contra uma doença hematológica, seja um câncer, anemias, aplasia medular, entre tantas outras, afinal, o sangue é algo insubstituível que não pode ser fabricado.

Este ano, a captação de doadores é um desafio que exige elaboração de estratégias para mobilizar doadores em função do cenário de pandemia. Um trabalho contínuo da Fundação Hemopa, que é incansável e, cada conquista de voluntário, é motivo para comemorar a vida.

Na Região Metropolitana de Belém, o número de coletas de bolsas de sangue do mês de setembro foi de 4.357, um aumento de 14% comparando com o mês anterior, agosto, que foi de 3.819 coletas. O saldo positivo, de 538 coletas de sangue, representa a possibilidade de ajudar mais de dois mil pacientes.

A conquista se deve, principalmente, às parcerias com instituições públicas e privadas que abraçaram a causa da doação de sangue e ajudaram o Hemopa na mobilização de voluntários, realizando ‘Caravanas Solidárias’ e também recebendo a unidade móvel de coleta de sangue. No mês de setembro, foram 29 ações realizadas com grupos de empresas e sociedade civil.

“Sabemos que a pandemia afetou a rotina do mundo inteiro e, como todos os órgãos, tivemos que nos adequar à nova realidade. Com esforço redobrado, mobilizamos os doadores, fortalecemos parcerias com instituições públicas e privadas que atenderam aos nossos chamados e nos ajudaram a atender a rede hospitalar”, destacou o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra.

O professor de Educação Física, Andrei Silva, de 24 anos, fez a primeira doação movida pela necessidade da avó, internada e precisando fazer transfusões. "Eu estou vendo o quanto é importante este serviço prestado para a sociedade. A gente tem que procurar fazer aos outros, o que desejamos que fizessem pela gente. Mesmo que você não saiba para quem vai seu sangue, é muito importante este gesto, um trabalho comunitário”.

Segundo a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, a busca por voluntários para manter o estoque de sangue é uma constante. “Mesmo com esse ganho de 14% de coletas de sangue em comparação ao mês anterior, isso significa que a população potencialmente doadora, deve manter a regularidade das doações, para nos ajudar a salvar vidas, porque a necessidade de transfusão é permanente. Obrigada aos nossos voluntariado e parcerias”.

Leia mais:

Pacientes que apresentam sequelas por conta da Covid-19 serão assistidos pelo Estado

Asma atinge 20 milhões de brasileiros. Saiba como tratar em casos graves

Critérios da doação

Para doar o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.

Unidades de coleta de sangue em Belém

O Hemocentro sede fica na travessa Padre Eutíquio, 2109, no bairro Batista Campos, em Belém. O atendimento é de segunda a sexta, 7h30 às 18h e aos sábados, 7h30 às 17h.

A unidade de coleta no Shopping Pátio Belém, que fica na Padre Eutíquio, atende de segunda a sexta, 9h às 16h. O doador de sangue tem direito a estacionamento grátis por quatro horas.

A unidade de coleta do Shopping Castanheira, na Rodovia BR-316, Km 1 - acesso pelo Pórtico Metrópole, atende de segunda a sexta, 7h30 às 18h. Sábados, 7h30 às 17h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias