plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
RISCO DE MORTE

O caminhão da Caripunas: quais doenças uma pessoa pode contrair no contato com a água contaminada

Caminhão carregado de cerveja tombou em canal e populares mergulharam para furtar a carga destinada a estabelecimentos comerciais do bairro.

Imagem ilustrativa da notícia O caminhão da Caripunas: quais doenças uma pessoa pode contrair no contato com a água contaminada camera Reprodução

Um caminhão carregado de cerveja caiu, na tarde desta quarta-feira (30), em um canal do bairro Jurunas, em Belém. Ao perceberem que se tratava de um caminhão carregado de cerveja, muitas pessoas não fizeram cerimônia e mergulharam na água suja para subtrair a carga que ficou submersa.

Concurso Público no Pará oferta 380 vagas e salários de mais de R$3 mil

Além de crime por furto, o risco de contrair doenças ao ficar em contato com a água é iminente. Veja quais as doenças infecciosas transmitidas pela água que podem ser contraídas nessas situações:

Hepatite A

A hepatite A é uma infecção viral transmitida pela via fecal-oral, ou seja, a pessoa precisa ter contato com fezes humanas contaminadas para se contaminar.

Cólera

A cólera é uma infecção causada pela bactéria Vibrio cholerae e se caracteriza por um severo quadro de diarreia aquosa, que pode levar rapidamente à grave desidratação.

Diarreia infecciosa

Além da cólera e da hepatite A, vários outros germes, incluindo bactérias, vírus e parasitas, podem contaminar águas e os seres humanos que entram em contato com as mesmas. Só para citar alguns:

a) Bactérias:

Escherichia coli.Salmonella.Shigella.Campylobacter pylori.Chlamydia trachomatis.Yersinia enterocolítica.Vibrio vulnificus.

b) Vírus:

Rotavírus.Norovírus (chamado antigamente de vírus Norwalk).Adenovírus.Sapovírus.Astrovírus.Adenovírus entérico.Pólio.Hepatitis E.

c) Parasitas:

Giardia lamblia.Entameba histolytica.Trichuris trichiura.Isospora belli.Cryptosporidium parvum.Cyclospora cayetanensis.

Leptospirose

A principal fonte de transmissão da leptospirose são os ratos de esgoto. A infecção pode ocorrer após o consumo de líquidos e alimentos, mas a via principal é pelo contato direto da pele com água contaminados pela urina destes roedores. O risco de transmissão é grande durante as enchentes, quando as águas contaminadas dos esgotos se misturam com o excesso de água das chuvas. Quanto mais prolongado for o contato da pele com a água contaminada pela urina de rato, maior é o risco de contágio.

Mais de 75% dos pacientes apresentam febre alta com calafrios, dor de cabeça e dor muscular. 50% apresentam náuseas, vômitos e diarreia. Um achado típico da leptospirose são os olhos acentuadamente avermelhados.

Esquistossomose

A esquistossomose, também conhecida por barriga d’água ou doença do caramujo, é uma infecção causada pelo parasita Schistosoma, que vive em águas contaminadas por fezes e povoadas pelo caramujo.

A esquistossomose pode ser adquirida através da ingestão de água contaminada, mas sua principal via é através da pele em pessoas que se banham em águas contaminadas pelo parasita.

A esquistossomose pode causar grave doença do intestino e do fígado.

Otite externa

Exposição do ouvido à água é um fator de risco bem conhecido para otite externa (inflamação da região mais externa do ouvido). A otite externa é também conhecida como “otite do nadador”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias