plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ALERTA!

Pará é um dos estados com maior incidência do câncer de cólon

Há algumas semanas, o mundo ficou chocado com a notícia da morte do ator Chadwick Boseman, 43 anos, que deu vida ao personagem Pantera Negra nos cinemas. Boseman foi diagnosticado com câncer de cólon em 2016. Desde então, vinha fazendo o tratamento para c

Imagem ilustrativa da notícia Pará é um dos estados com maior incidência do câncer de cólon camera O médico Luiz Werneck alerta sobre os cuidados que devemos ter para evitar a doença. | Ricardo Amanajás/Diário do Pará

Há algumas semanas, o mundo ficou chocado com a notícia da morte do ator Chadwick Boseman, 43 anos, que deu vida ao personagem Pantera Negra nos cinemas. Boseman foi diagnosticado com câncer de cólon em 2016. Desde então, vinha fazendo o tratamento para conter a doença.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apontam que a estimativa para a cada ano triênio de 2020 – 2022, no Brasil, é que o surgimento de câncer de cólon e reto em homens seja de 20.520 casos, e de 20.470 em mulheres. Os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia, são os cinco primeiros estados que possuem a maior estimativa para o surgimento de novos casos da doença em 2020. Entre as capitais, Belém é quarta no ranking, podendo chegar a 130 novos casos este ano.

Segundo o médico oncologista e pesquisador Luis Eduardo Werneck, em todo o mundo, o câncer de cólon é o terceiro tipo mais comum nos homens. A doença representa cerca de 8 a 10% dos novos casos da doença, tendo a maior faixa de incidência em pacientes acima de 55 anos. “O cólon é como determinamos o nosso intestino grosso. Ele se divide basicamente em quatro porções anatômicas: Cólon ascendente, transverso, descendente e a porção que se chama retossigmoide”, explica o médico.

O pesquisador ressaltar que outras doenças benignas podem ainda acometer o cólon. Entre elas estão a polipose adenomatosa familiar, que é uma síndrome hereditária, a doença de diverticular do cólon, colites, retocolites ulcerativa e a doença de crohn. “Porém, quando eu falo em tumor maligno (câncer de cólon), ou como chamamos de cólon retal, a grande maioria desses tumores malignos são identificados no ângulo hepático, correspondente a porção que fica entre o cólon direito e o transverso”, detalha Wenerck.

No caso do ator que desenvolveu a doença em uma faixa etária bem abaixo da incidência de casos, Luis Eduardo conta que outros fatores podem ter contribuído. “Além da síndrome hereditária, outras condições são os defeitos nos genes de reparo do DNA, especialmente o P53, e a instabilidade de microssatélites, uma falha no DNA que impossibilita o organismo de levar as células defeituosas a morte”, disse. Além dessas, outras condições genômicas humana também podem estar ligadas ao desenvolvimento.

Outras condições favoráveis para o surgimento do câncer de intestino estão associadas ao fumo e o consumo de bebidas alcoólicas, alerta o médico. “Fumar aumenta os riscos de todos os tipos de câncer, inclusive o de intestino. O fumo induz defeitos no DNA que, às vezes, o corpo não poderá consertar. A ingestão de bebida alcoólica também é muito nociva para o intestino, já que os derivativos do álcool que não são processados no fígado e rins acabam tendo que ser eliminados pelo intestino, causando os danos”, afirma.

Leia mais:

Alergia ao calor, existe? Especialista explica. Confira!

Distanciamento gerou diversos efeitos psicológicos. Confira os sintomas!

Werneck lembra ainda que dificilmente os sintomas do câncer de cólon são percebidos em sua fase inicial, o que pode ter ocorrido no caso de Chadwick Boseman. “Os sintomas do câncer de cólon geralmente são tardios. Quando as pessoas passam a ser sintomática a doença já está avançada”, diz. Mesmo assim, há indícios, como a presença de sangue nas fezes, muitas vezes confundida com hemorroida, a perda de peso de forma inexplicada, dificuldade de evacuação e muito raramente o paciente sente dores, assegura o especialista.

Os cuidados com a alimentação, a prática de atividades físicas e outras atividades que garantem bons hábitos de estilos de vida são fundamentais para prevenir o câncer de cólon. “Nós temos sempre que trabalhar com prevenção secundária, já que até o momento não existe nenhuma primária como vacinas. Outra forma de prevenir a doença é fazer anualmente ou bienal uma avaliação em pessoas acima de 55 anos que tenham casos de câncer do trato gastrointestinal na família e o principal, se atentar aos sintomas mencionados anteriormente que podem vir a surgir”, orienta Luis Eduardo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias