plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOVO NORMAL

Em meio a polêmicas e protocolos, aulas presenciais recomeçam hoje no Pará

Escolas estão autorizadas a abrir as portas com até 25% dos alunos em salas de aula, desde que cumpram uma série de protocolos de segurança. Diretores alegam alto investimento para garantir atividades in loco e remotas

Imagem ilustrativa da notícia Em meio a polêmicas e protocolos, aulas presenciais recomeçam hoje no Pará camera Salas de aula, corredores e demais dependências das escolas foram modificadas para a retomada. | Wagner Almeida/Diário do Pará

A partir de hoje escolas particulares da Região Metropolitana de Belém têm permissão para retomar gradualmente as aulas presenciais, desde que cumpram todas as medidas e regras estabelecidas pelo decreto estadual nº 800/2020 publicado na última quinta-feira (27). Na capital, cursinhos e colégios passaram os últimos dias se adequando às normas determinadas e ontem fizeram os últimos ajustes para receber os 25% do total de alunos – quantidade máxima permitida, nestes primeiros dias – em sala de aula. O retorno das aulas presenciais tem sido um dos assuntos que tem causado polêmica neste cenário de pandemia de Covid-19. A Procuradoria Geral do Estado disponibilizou uma cartilha para esclarecer quais as medidas a serem adotadas pelas escolas. O documento está disponível no site da PGE.

No Sistema Educacional Acrópole, no bairro do Souza, em Belém, alunos do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental terão entradas diferentes no prédio, por exemplo. Ontem, a direção da escola e a equipe de serviços gerais cuidavam da higienização do prédio e faziam os últimos ajustes da sinalização sobre os espaços que os alunos poderão caminhar para entrar e sair da sala de aula. “Neste primeiro momento não poderão ficar pelos corredores, as atividades no ginásio, na biblioteca e no laboratório estão suspensas”, pontuou o professor Itamar Magalhães, que verificava se todos os protocolos estavam conforme determina o decreto estadual.

Totens com álcool em gel estavam espalhados na entrada do prédio, corredores e salas de aula. As carteiras estavam todas marcadas e com o espaçamento indicando onde os alunos poderão sentar-se para assistir às aulas. “As aulas ocorrerão de forma simultânea. Quem estiver com a modalidade remota (aulas on-line em casa) poderá interagir com os professores aqui em sala de aula”, explicou.

O diretor do colégio, o professor Reginaldo Martins, frisou que todo o planejamento de retomada das aulas presenciais levou em consideração as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), protocolos sugeridos pelo Ministério da Educação, Conselho Estadual de Educação e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará (Sinepe/PA). “O protocolo estabelecido pelo Governo do Estado é o mais rigoroso e estamos cumprindo com tudo o que é determinado”, afirmou.

Até o fim da tarde, a Prefeitura de Belém não havia divulgado nenhum protocolo sobre a retomada das atividades escolares.

Um questionamento pertinente foi quanto a preocupação e riscos para professores e demais funcionários das escolas. “Nenhum protocolo diz que é obrigatório as escolas fazerem o teste nos professores, isso caberia ao poder público. Mas estamos tomando todas as precauções devidas para darmos segurança e garantir a saúde dos professores, alunos e funcionários”, disse Reginaldo.

Em relação ao calendário de aulas, cada escola particular deverá verificar se será estendido ou não. No caso do Acrópole, o calendário está mantido até dezembro. “O MEC validou as aulas remotas como carga horária letiva”, destacou.

Leia mais:

TRE julga ação de crime eleitoral cometido por Zenaldo e prefeito pode ficar inelegível

Resolução determina que escolas de Ananindeua retornem apenas com autorização médica ou sanitária

Novas normas de proteção também valem para cursinhos pré-vestibular

Os cursinhos pré-vestibular também estão permitidos a retomar as aulas presenciais a partir de hoje. Os protocolos de segurança são os mesmos das escolas tradicionais, ou seja, a quantidade de alunos em sala de aula deve se limitar inicialmente a até 25% da capacidade. “Já fizemos uma pesquisa com os alunos e pais de alunos para saber quais os que vão aceitar voltar as aulas presenciais e montamos grupos para revezar o total de alunos permitidos em sala”, disse o professor Francisley Rodrigues, coordenador de um cursinho particular.

Ontem ele fez os testes nas câmeras instaladas na sala de aula para que o conteúdo seja ministrado simultaneamente para quem estiver em casa e que tiver presente. “A gente vai retornar com todos os cuidados e monitorar alunos e professores. Qualquer confirmação de covid-19 entre os alunos ou professores iremos suspender as aulas presenciais”, frisou.

ENEM

Em matéria publicada na Agência Pará, o site oficial do Governo do Estado, na última sexta-feira (28), a secretária de Estado de Educação Elieth Braga, ressaltou que na rede pública estadual os alunos do 3º ano do Ensino Médio também retornarão às aulas, mas na modalidade telepresencial para que se preparem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias