plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DIA MUNICIPAL DO CARIMBÓ

Chama carimbó! Belém comemora o mais paraense dos ritmos

A semana está sendo de programações para homenagear o Dia Municipal do Carimbó, instituído em Belém em 2004, e cuja data foi escolhida também como celebração ao aniversário do saudoso Mestre Verequete, nascido em 26 de agosto de 1916 e até hoje uma das ma

Imagem ilustrativa da notícia Chama carimbó! Belém comemora o mais paraense dos ritmos camera A data é uma homenagem a Mestre Verequete, que nasceu em 26 de agosto de 1916 e partiu em 2009. | Reprodução/Facebook

A semana está sendo de programações para homenagear o Dia Municipal do Carimbó, instituído em Belém em 2004, e cuja data foi escolhida também como celebração ao aniversário do saudoso Mestre Verequete, nascido em 26 de agosto de 1916 e até hoje uma das maiores referências neste segmento da cultura popular. A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por exemplo, realiza hoje, às 19h, uma sessão especial com apresentação de diversos artistas no Teatro Margarida Schivasappa, sem presença de público, mas transmitido ao vivo pelas redes sociais.

“Mesmo sem a presença do povo, vamos fazer uma festa com a participação de mais de dez grupos e personalidades da cultura popular. O objetivo é mostrar a força e a tradição da cultura paraense que, através do carimbó, se realiza em toda parte da cidade e do Estado. Reuniremos vários artistas, dançarinos, poetas e músicos para comemorar o Dia do Carimbó e homenagear Mestre Verequete”, comenta a deputada Marinor Brito (PSOL), presidente da Comissão de Cultura da Alepa e autora da Lei 8.305/2004, que estabeleceu a data comemorativa no município de Belém, quando era vereadora.

Foram convidados para esta homenagem ao carimbó artistas como Rubão Andrade, Mestre Juvenal, Lourival Igarapé, Pedrinho Callado e os grupos Os Falsos do Carimbó, Cobra Venenosa, Iaçá, Balé Folclórico, Encanto do Tambor, Uirapuru e Sancari. Este último tem realizado seu próprio “Festival Pau & Corda do Carimbó” desde a semana passada. Em sua 12ª edição, a programação também está sendo transmitida ao vivo pelas redes sociais do evento pela primeira vez, ao invés de ocupar as ruas do bairro da Pedreira.

Leia mais:

Escritor paraense lança romance ambientado no Círio

Mostra de arte on-line discute masculinidade

De hoje até sexta-feira, sempre às 18h, o festival oferta oficinas gratuitas de confecção de maracá, grafismo em cuia e confecção de colares marajoaras. No sábado, às 16h, ocorre o encerramento do festival, com rodas de curimbó e apresentação dos grupos de carimbó Mirim de Fazendinha, com Mestra Claudete de Marapanim; Frutos da Terra; Xuatê; Regional Tarubá, da Ilha de Caratateua; o Grupo de Dança Jardim das Rosas; e o músico Silvan Galvão junto ao Mestre Paulinho Barreto e Mestre Chico Malta.

Para quem quer sentir a batida do tambor mais de perto, no Espaço Cultural Apoena vai ter show de Luizinho Lins e Rodrigo Buiú, sexta-feira, a partir das 20h. Luizinho é banjoísta de carimbó, historiador e pesquisador de ritmos, e tem se apresentado regularmente com rodas de carimbó no Apoena. No repertório, além dos carimbós, ele apresenta ritmos como o xote, as toadas, boi e algumas músicas nordestinas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias