plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
TRANSPORTE

Paradas de ônibus de Belém estão em situação precária ou em falta

Nas principais vias da capital, os locais que deveriam servir de abrigo contra o sol e a chuva para usuários do transporte coletivo estão enferrujados, sujos, sem cobertura ou simplesmente não existem

Imagem ilustrativa da notícia Paradas de ônibus de Belém estão em situação precária ou em falta camera Irene Almeida

Seja em dias ensolarados ou tardes chuvosas da capital paraense, os usuários de transporte público enfrentam dificuldades em seu cotidiano. Além das condições dos ônibus, os passageiros ainda precisam encarar a falta de abrigos de proteção adequados nas paradas. Nesta semana, o DIÁRIO percorreu alguns trechos de principais vias de Belém e registrou as estruturas precárias e até mesmo a falta de paradas de ônibus na capital.

Ao longo da avenida Almirante Barroso, o fluxo de veículos e pedestres é intenso durante todo o dia, e mesmo assim é possível encontrar o descaso da gestão municipal. No ponto localizado entre as travessas Perebebuí e passagem Lindolfo Collor (sentido São Brás – Entroncamento) parte do abrigo está com a cobertura toda enferrujada e com vários buracos. Com medo, alguns usuários evitam ficar embaixo esperando pelos ônibus. “Essa situação péssima das paradas está demais, e não é de agora. Todo mundo fica pegando sol e chuva direto porque não tem onde se esconder. Para não ficar nesse calor, eu prefiro até esperar na sombra do poste”, reclama o pescador Manoel Junior, 45 anos.

Covid-19: Pará é o 3º em casos de crianças com síndrome rara

A parada que fica em frente a uma faculdade particular, na mesma via, perdeu parte da cobertura. O que restou ficou tomada pela ferrugem e sujeira que se acumularam ao longo do tempo. Neste mesmo perímetro, mas no sentindo inverso da pista, o banco de um outro abrigo ficou retorcido após um acidente ocorrido há bastante tempo, mas que até hoje a substituição não foi feita.

Na área do entroncamento, apenas uma placa indicava a presença de um ponto de ônibus que recebe várias linhas que circulam pela Região Metropolitana. Para tentar amenizar o calor, os passageiros precisam esperar pelos transportes encostados em um muro que forma uma pequena faixa de sombra. Lá, algumas árvores também são a única proteção contra o forte sol da manhã.

Cartilha orienta mulher em caso de violência

PACIÊNCIA

Já na avenida Augusto Montenegro, os passageiros dizem que sair de casa para pegar ônibus tornou-se uma missão e uma intensa prova de paciência. Em um dos pontos que não existe a presença do abrigo, a placa que sinaliza a parada está quase chegando ao nível da calçada. A idosa Elizabeth Ramos, 68, que precisa sair frequentemente para comprar sua alimentação, diz que já ficou por duas horas esperando embaixo Do sol. “Isso é um absurdo! Faça sol ou chuva a gente precisa passar por essa situação vergonhosa de não ter uma coberta para esperar o transporte. E quando tem, fica todo mundo espremido, um do lado do outro”, desabafa.

Paradas de ônibus de Belém estão em situação precária ou em falta
📷 |Irene Almeida

Na Pedro Álvares Cabral, próximo à avenida Tavares Bastos, no bairro da Marambaia, os usuários utilizam os bancos de uma pequena praça que foram construídos pelos próprios moradores da área. Ali também não há a presença de uma estrutura adequada para os passageiros. A única placa que indica o ponto está repleta de ferrugem e limo, dificultando a visualização da sinalização.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Belém informou que atualmente existem 1.513 pontos de paradas de ônibus no município, sendo que desse total, apenas 570 possuem abrigos. O texto diz ainda que a implantação de novos abrigos depende de vários requisitos como a largura suficiente da calçada para ajustar o abrigo, e ainda dar espaço para a circulação de pedestre, não ser instalado em uma área tombada pelo patrimônio histórico ou sobre piso tátil para deficientes visuais, não estar em frente às garagens, entre outros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias