plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VENDAS

Comércio paraense se prepara para um Dia dos Pais mais realista

Embora preveja resultados melhores que os obtidos no Dia das Mães, ocorrido em maio, quando todas as atividades não essenciais estavam restritas e/ou suspensas por causa do novo Coronavírus, o setor do Comércio já está antecipadamente ciente de que não de

Imagem ilustrativa da notícia Comércio paraense se prepara para um Dia dos Pais mais realista camera Diminuição das medidas de restrição devem melhorar lucro do comércio, mas ainda menor que o do ano passado. | Wagner Santana/Diário do Pará

Embora preveja resultados melhores que os obtidos no Dia das Mães, ocorrido em maio, quando todas as atividades não essenciais estavam restritas e/ou suspensas por causa do novo Coronavírus, o setor do Comércio já está antecipadamente ciente de que não deve ter expectativas muito altas para o Dia dos Pais. Os impactos da pandemia ainda são sentidos pela maior parte da população, e quem não perdeu emprego e renda, não está interessado em endividamento no momento.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomercio-PA), Sebastião de Oliveira Campos, lembra que mais de 72% dos consumidores estão inadimplentes, e 34% estão com dificuldades de manter os pagamentos em dia, de acordo com a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias, realizada pela entidade e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Deve haver queda de 8% no índice que mede a intenção de compras para o mês de agosto deste ano em relação ao ano passado. Além disso, 47,1% dos consumidores pretendem comprar menos do que ano passado, só 21,1% mais do que ano passado e 28,7% igual ano passado”, detalha.

O Dia das Mães é uma das datas mais esperadas pelo Comércio, perdendo apenas para o Natal, mas como o de 2020 ocorreu em meio ao lockdown da capital e mais dez municípios paraenses, os resultados agora devem ser melhores. “Apesar dos recursos de comércio eletrônico, delivery e etc, não foram suficientes para alavancar as vendas”, confirma Sebastião.

LEMBRANÇAS

Com esse entendimento, os empresários preparam seus estabelecimentos para receber os consumidores de forma segura, e com promoções e preços mais atrativos, facilidades de pagamento, diversificação de produtos e serviços motivar os compradores. “Nós, lideranças e empresários, por natureza do empreendedorismo, somos otimistas, mas sem deixar de ser realistas. Estamos adotando diversas estratégias que atendam às necessidades dos clientes, e com isso esperamos aos poucos recuperar as vendas”, explica o presidente da Fecomércio.

Joy Colares, que preside o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Belém (Sindilojas), vai além e diz que é impossível comparar esse Dia dos Pais com o do ano passado. “Nossa preocupação é que o movimento será menor por duas razões fortes: diminuição geral do poder aquisitivo, afinal, só quem é funcionário público que não teve renda afetada; e também com o vencimento das medidas provisórias 927 e 936 [que tratam de flexibilizações relacionadas a contratos de emprego] e se as empresas terão a capacidade de seguir sem demitir, o que também nos atinge”, avalia.

De uma maneira geral, o Dia dos Pais não é uma data tão esperada pelo setor, por ser um momento mais de “lembranças”, e não de compras grandes que de fato impactam nos caixas. “E quem tem salário está receoso em se comprometer com bens semiduráveis parcelados. O lado bom é que aos poucos está se retomando, se criando atratividade, a própria volta do mercado informal e de autônomos começa a gerar renda, mas não como era”, pondera Colares.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias