Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

ALERTA!

Você sabe os danos que o xixi de cachorro causa nos pneus do carro? 

sexta-feira, 24/07/2020, 12:47 - Atualizado em 24/07/2020, 12:47 - Autor: Com informações do UOL


| Freepik

Uma das cenas mais cotidianas de ser ver é um cachorro urinando nas rodas de algum carro estacionado pela rua. No entanto, você já parou para pensar nos danos que isso pode causar aos pneus do seu veículo?

O xixi dos cães podem manchar a roda e, se ele tiver um PH mais ácido, o dano pode ser maior. Os mijos dos bichos provocam corrosão em componentes metálicos, como os existentes na roda, e podem trazer riscos financeiros e estéticos. Além disso, os itens feitos de borracha, como pneus, suas respectivas válvulas, buchas de suspensão e até dutos do sistema de freios, podem se degradar com o tempo.

Erwin Franieck, mentor de inovação e tecnologia da SAE Brasil, alerta que quanto mais tempo o pneu sujo de urina permanecer sem limpeza, pior.

Algumas rodas que sofrem sempre estão sendo alvo dos cachorros, ocorre a propagação d a corrosão e os estragos nas borrachas. Já as rodas de aço "sofrem" mais do que as de alumínio, destaca.

"As partes que mais oxidam são o cubo, a cabeça dos parafusos e as respectivas roscas incrustadas no cubo. A longo prazo, a corrosão é capaz de chegar ao ponto de um ou mais parafusos travarem ou até quebrarem. No mínimo, sua vida útil é reduzida", explica.

Os cachorros de maior porte, que fazem urina em maior quantidade, trazem preocupação redobrada. A quantidade de liquido pode atingir outras áreas, como suspensão, tubulações e conexões hidráulicas, cujas borrachas podem perder a elasticidade e se romper.

"As borrachas têm uma característica que permite maior penetração das substâncias danosas da urina, reduzindo consideravelmente sua durabilidade. As buchas, por exemplo, endurecem e causam trepidações e ruídos na suspensão", disse Erwin.

Esse conjunto de fatores pode levar ao mal funcionamento do carro, o que pode gerar acidentes graves.

Uma das dicas para evitar xixis nas rodas é protegê-las com capas ou ainda, usar produtos que inibem que o animal urine naquele local. Sobre limpeza, o ideal é que jogue água no local todos os dias.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS