plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CONFUSÃO

Prefeitura de Belém não tem data para reabertura de shoppings

Em vídeo divulgado pouco antes das 21h de ontem, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), informou que a reabertura dos shopping centers e salões de beleza, prevista para esta quinta (4), foi adiada, e não falou em uma nova data para a retomada dessa

Imagem ilustrativa da notícia Prefeitura de Belém não tem data para reabertura de shoppings camera Reprodução

Em vídeo divulgado pouco antes das 21h de ontem, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), informou que a reabertura dos shopping centers e salões de beleza, prevista para esta quinta (4), foi adiada, e não falou em uma nova data para a retomada dessas atividades.

A gravação foi divulgada após o fim de uma reunião de Coutinho com entidades sindicais e outros representantes dos lojistas da capital paraense. Antes do encontro, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas), Joy Colares, se disse confiante em uma decisão positiva para o setor. Ao fim do encontro, preferiu deixar que a Prefeitura fizesse os esclarecimentos sobre o tema.

Zenaldo justifica a necessidade de “condicionantes necessárias” para a reabertura, mas cita somente o fato de não ter havido resposta a um ofício enviado no último dia 1º questionando o Governo do Estado sobre retaguarda hospitalar suficiente para a possibilidade de uma nova onda de contaminação pela Covid-19.

Mas, em ofício enviado ao secretário de Saúde de Belém, Sérgio Amorim, o titular da Sespa, Alberto Beltrame, informa que as informações por ele requerida já estão disponíveis “há bastante tempo” para a Sesma. “Basta acessar, com a senha já entregue à Secretaria Municipal, o Sistema Estadual de Regulação - SER. Lá estão, atualizados de hora em hora, a totalidade de leitos de UTI existentes na região de saúde na qual está inserida a cidade de Belém bem como sua taxa de ocupação”, explica Beltrame no documento.

Vale lembrar que, no início da crise sanitária, a Prefeitura de Belém recebeu mais de R$ 60 milhões do Governo Federal para investimento em saúde, mas não criou novos leitos voltados a pacientes com o novo Coronavírus ou mesmo providenciou qualquer reforço na estrutura das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou prontos-socorros de Belém, que colapsaram nas primeiras semanas da pandemia.

“Precisamos dessa segurança para continuar o processo de flexibilização e aumento das atividades econômicas em Belém. Sem isto, é impossível”, declarou o prefeito no vídeo, dizendo ainda que a queda no número de internações e óbitos é “entusiasmante”. Ainda no dia 1º, sem falar em necessidade de retaguarda hospitalar, Zenaldo Coutinho anunciou a reabertura para esta quinta, justificando a decisão tomada a partir de um comitê formado por diversos setores da sociedade.

ESPERA

Até o final da tarde de ontem (3), a falta de um posicionamento por parte da Prefeitura de Belém era motivo de angústia para dezenas de lojistas e trabalhadores dos shopping centers, que aguardavam para saber se os empreendimentos voltariam a reabrir, conforme o prefeito Zenaldo Coutinho anunciou no início da semana. Já passava das 17h30 e nenhum anúncio ou decreto municipal com as medidas de segurança e funcionamento dos shoppings havia sido publicado ou sequer anunciado.

Procuradas pela reportagem, ainda na tarde de ontem, as assessorias de imprensa de todos os shoppings de Belém e de Ananindeua comunicaram que os espaços estavam prontos para voltar a funcionar e que já tinham um planejamento com protocolos sanitários para garantir a higienização e segurança do público. Ressaltavam unanimemente que esperavam pelo então decreto municipal que ia estabelecer os horários de funcionamento e possíveis outros protocolos para resguardar a saúde das pessoas. “Já temos nota pronta, aprovada, inclusive. Falta apenas saber o que a prefeitura vai determinar”, disse uma das assessoras.

Prefeitura de Belém não tem data para reabertura de shoppings
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias