plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOVAS NORMAS

Igrejas aumentam intervalo entre missas; abraço e comunhão seguem proibidos

A Arquidiocese de Belém divulgou na manhã de ontem o protocolo de ações para retomada das atividades religiosas presenciais na capital e Região Metropolitana, para seguir o Decreto Municipal que versa sobre a questão. A orientação geral é que as igrejas s

Imagem ilustrativa da notícia Igrejas aumentam intervalo entre missas; abraço e comunhão seguem proibidos camera A Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Telégrafo, por enquanto só tem recebido visitas | Ricardo Amanajás

A Arquidiocese de Belém divulgou na manhã de ontem o protocolo de ações para retomada das atividades religiosas presenciais na capital e Região Metropolitana, para seguir o Decreto Municipal que versa sobre a questão. A orientação geral é que as igrejas sigam todas as normas sanitárias para evitar a disseminação de Covid-19.

Algumas paróquias de Belém já se preparam para essa retomada. Uma delas é a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que tradicionalmente reunia centenas de fiéis para acompanharem as novenas que ocorriam de hora em hora, às terças-feiras.

A secretária do templo, Marjorie Freitas, explicou que a paróquia passou a abrir as portas desde a última segunda-feira (1º), mas apenas para visitação. “Não estamos realizando missas nem novenas. Estamos permitindo a entrada de um número limitado de fiéis apenas para fazer visitas e suas orações individuais”, explicou.

Ela ressaltou que tudo está sendo organizado para que na próxima terça-feira (9) sejam retomadas as novenas, mas com mudanças. “Elas não ocorrerão mais de hora em hora como acontecia, para evitar as aglomerações no início e no final de cada celebração. Além disso, vamos ter um número limitado de pessoas participando. Tudo está sendo avaliado para obedecer o decreto municipal que estabelece essa retomada das atividades religiosas”, contou.

A secretária ressaltou que estão sendo comprados álcool em gel e fitas para organizar as distâncias entre as pessoas dentro da igreja. “O decreto estabelece até 100 pessoas, mas nossa ideia é trabalhar com um número menor de pessoas para ter uma maior segurança”.

DECRETO

De acordo com o Decreto Municipal que versa sobre a reabertura de eventos religiosos presenciais na capital, as atividades devem ter público de até 15% da capacidade do local, limitado ao total de 200 pessoas.

A nota divulgada pela Arquidiocese de Belém recomenda que as igrejas aumentem os intervalos entre as missas, para diminuir o número de fiéis em cada celebração. Em cada uma delas o número de participantes deve chegar, no máximo, ao percentual estabelecido em cada município. Onde houver grande demanda de fiéis, deve ser avaliada a possibilidade de reservar lugares.

“Todas as nossas iniciativas deverão estar em sintonia com as orientações e determinações das autoridades civis e sanitárias. Continuar respeitando as medidas sanitárias do distanciamento social, evitando dessa forma a reunião desordenada de fiéis. Para toda e qualquer iniciativa é necessário considerar a nossa responsabilidade civil e penal”, estabelece a nota da Arquidiocese. O documento ressalta ainda que devem ser desconsiderados, em todas as celebrações, os rituais como a saudação da Paz de Cristo e a Comunhão. Além disso, destaca que nenhuma pessoa com sintomas de Covid-19 deverá participar das celebrações.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias