Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

VEJA O QUE FUNCIONA

Decreto suspende lockdown no Pará a partir deste domingo (24)

sábado, 23/05/2020, 22:51 - Atualizado em 23/05/2020, 22:51 - Autor: DOL


Lockdown é suspenso a partir deste domingo (24)
Lockdown é suspenso a partir deste domingo (24) | Irene Almeida/Diário do Pará

O Governo do Estado do Pará publicou no Diário Oficial, deste sábado (23), o decreto nº 777, que determina a suspensão do lockdown no Estado a partir deste domingo (24). As medidas de distanciamento social para controlar a pandemia do novo coronavírus continuam e apenas atividades consideradas essenciais poderão funcionar.

Segundo o decreto, os serviços básicos de água, energia e internet não poderão ser cortados até o dia 16 de junho. Além disso, culto, missas e eventos religiosos poderão ser realizados com a quantidade máxima de 10 pessoas, respeitando a distância mínima de 1,5m entre os participantes e, também, é obrigatório ofertar álcool gel e/ou água e sabonete para higienizar as mãos. 

As determinações levam em consideração um relatório técnico  realizado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio da Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa), da Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa). A análise mostra que o número de casos na capital paraense segue em tendência de queda. 

Foto: divulgação
 

Saiba quais atividades poderão funcionar e os horários de abertura e fechamento:

Reprodução/Diario Oficial
 

Conheça as atividades que continuam proibidas no estado afim de evitar contaminação pelo novo coronavírus:

Reprodução/Diario Oficial
 

"A análise desse grupo é o que embasa a decisão a respeito do quadro epidemiológico que permite, de maneira muito gradativa, termos este momento posterior. A partir de segunda-feira, 25, teremos a responsabilidade de manter o isolamento social. Não é possível sair do lockdown para a normalidade, será algo que ocorrerá de semana a semana, para que não tenhamos uma nova onda de contaminação", explica o governador Helder Barbalho.

"Está comprovado tecnicamente que a curva epidemiológica vem caindo, com menor número de casos confirmados e de mortes. Temos que ter cautela, serenidade e pensar na saúde e na vida das pessoas, e agir de forma responsável", reforça o chefe do executivo paraense.

Leia também: 

Pará tem 30 novos casos e 20 óbitos nas últimas 24 horas de Covid-19

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS