Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

COMUNIDADE

Moradores se unem para revitalizar Praça Isa Cunha, na Pratinha

segunda-feira, 07/10/2019, 07:38 - Atualizado em 07/10/2019, 08:24 - Autor: (Cintia Magno/ Diário do Pará)


| Mauro Ângelo/Diário do Pará

Dezenas de moradores do bairro da Pratinha, em Belém, aproveitaram a manhã ensolarada do sábado (05) para fazer algo em prol da qualidade de vida da própria comunidade. Munido com pás, tintas, sprays e com o apoio da RenovaBR o grupo se concentrou na Praça Isa Cunha, na rodovia Arthur Bernardes, para transformar o espaço.

Ativista do movimento negro é relacionado para projeto nacional

Morador do bairro há 27 anos, o pintor industrial João Kleber Freitas, 40 anos, conta que a comunidade da Pratinha sempre sentiu necessidade de um espaço de lazer e convivência. Há 10 anos, a Praça Isa Cunha foi criada com esse objetivo. O problema é que, desde então, o local não recebeu a manutenção necessária e foi deteriorando com o tempo.

“Nós sempre esperamos por essa reforma, mas aí surgiu essa ideia de que somos capazes de melhorar o nosso próprio espaço através da mobilização popular”, aponta. “Hoje, vendo as pessoas da própria comunidade trabalhando, eu sinto que realmente é possível fazer acontecer”.

A ideia apontada por Kleber foi a defendida por três alunos da RenovaBR – iniciativa voltada para a formação de lideranças e de engajamento cívico. O professor Israel Athayde, e as empresárias Luciana Leal e Amarílis Aragão propuseram à comunidade da Pratinha que trabalhassem, juntos, para revitalizar a praça.

MOBILIZAÇÃO

A partir da atuação através das redes sociais foi possível mobilizar não apenas voluntários, como também obter o material necessário para os reparos. “Todo o material foi doado pela sociedade civil organizada através da mobilização e o mais interessante é que a própria comunidade é quem atua nessa revitalização”, aponta Luciana.

Outra moradora do bairro, a universitária Joyce Freitas, 37, conta que as ações em benefício da praça já vêm ocorrendo há alguns dias, com a limpeza e pintura dos muros por jovens da comunidade. No sábado, as ações se desenvolviam em torno da recuperação e pintura dos brinquedos, grafitagem dos muros, construção de uma quadra de areia, arrecadação de livros para a estruturação de uma biblioteca comunitária, etc.

Nascido e criado na Pratinha, o soldador e montador Sivaldo Cardoso, 70 anos, fez questão de deixar a sua própria contribuição para o espaço de lazer que se reconfigurava. “Eu estou com 70 anos, mas com a mão na massa, rebocando, para que a gente tenha uma praça melhor”, comentou.

| Mauro Ângelo/Diário do Pará
Comunidade da Pratinha não mediu esforços para melhorar as condições da Praça Isa Cunha
| Mauro Ângelo/Diário do Pará
| Mauro Ângelo/Diário do Pará
| Mauro Ângelo/Diário do Pará

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS