plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PESQUISA

Cientistas criam tomate modificado para tratar Parkinson

A L-DOPA é produzida a partir da tirosina, um aminoácido encontrado em muitos alimentos

Imagem ilustrativa da notícia Cientistas criam tomate modificado para tratar Parkinson camera Tomates congelados enriquecidos com L-DOPA | Divulgação/Phil Robinson

Cientistas do Reino Unido produziram um tomate enriquecido com o medicamento L-DOPA, usado contra a doença de Parkinson, para reduzir o preço do remédio, que é caríssimo. O estudo foi publicado na Science é do pesquisador Dario Breitel do Departamento de Biologia Metabólica, do John Innes Center, no Reino Unido.

De acordo com o estudo, os pesquisadores introduziram na planta do tomateiro, um gene responsável pela síntese de L-DOPA, um aminoácido precursor da dopamina neuroquímica, usada pra compensar o suprimento de dopamina em pacientes com doença de Parkinson. A L-DOPA é produzida a partir da tirosina, um aminoácido encontrado em muitos alimentos.

Segundo os especialistas, a equipe inseriu no tomate um gene que codifica uma tirosinase, uma enzima que usa a tirosina para construir moléculas como a L-DOPA. Também conhecida como Levodopa, a L-DOPA tem sido a terapia padrão-ouro para a doença de Parkinson desde seu estabelecimento como medicamento, em 1967.

LEIA TAMBÉM!

A Levodopa é um dos medicamentos essenciais declarados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e seu valor de mercado está na casa das centenas de bilhões de dólares. Isso elevou o nível da substância na fruta e levou a rendimentos mais elevados do que aqueles associados à produção de L-DOPA em toda a planta.

Agora os cientistas querem criar uma linha de produção em que a L-DOPA seja extraída dos tomates e purificada para reduzir o custo do produto farmacêutico.

“Então você poderia aumentar a escala a um custo relativamente baixo. Uma indústria local poderia preparar a L-DOPA a partir de tomates porque ela é solúvel e você pode fazer a extração. Então você poderia fazer um produto purificado de tecnologia relativamente baixa que poderia ser distribuído localmente,” disse a professora Cathie Martin, do Centro John Innes, do Reino Unido.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias