plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Quer se relacionar melhor com o dinheiro? Confira as dicas para sair do vermelho!

Você é daqueles que já começa o mês no vermelho ou mesmo que tem medo de abrir o App do banco e ver a real situação? Para mudar esse cenário, especialista lista dicas para melhorar a relação com as finanças

Imagem ilustrativa da notícia Quer se relacionar melhor com o dinheiro? Confira as dicas para sair do vermelho! camera Reprodução/Freepik

A principal meta dos brasileiros para o ano de 2020 era guardar dinheiro, mas com a chegada da pandemia e diversos outros fatores essa realidade foi diferente. Para se ter uma ideia, 67,1% das famílias brasileiras estão endividadas, seja com o banco, cartão de crédito ou com o crediário de alguma loja, segundo uma da pesquisa da CNC. Ainda de acordo com o levantamento, são 1,5 milhão de endividados a mais que no auge da crise de 2014, em que 9,3 milhões de brasileiros ficaram endividados.

De acordo com Ariane Marta, diretora de uma empresa de contabilidade, o primeiro passo para sair do vermelho e organizar a vida financeiro é colocar tudo na ponto do lápis.

“É preciso enfrentar de frente a situação, muitas pessoas sabem que estão com dívidas, mas postergam na hora de fazer uma análise da situação. Depois de realizar todo o orçamento pessoal - da família ou mesmo da empresa que está passando por problemas financeiros - é possível agir, partir para negociação, parcelar, ver o que cabe dentro do bolso para poder pagar. Também é necessário tomar cuidado para não criar mais dívidas nesse período”, aconselha Ariane Marta.

Leia mais:

Corpo de advogada é encontrado em rio no Pará; veja o vídeo!

Imagens fortes: mãe esfrega fralda suja de fezes no rosto da criança

Abaixo, a especialista lista pequenas ações do dia a dia que ajudam a ter uma vida financeira saudável. Confira:

Autoconhecimento financeiro

Anote todas suas dívidas, parcelas no cartão de crédito, e todos os seus gastos - tanto fixos como variáveis. “O maior erro dos brasileiros é a falta de controle da situação financeira. Por isso, o primeiro passo é anotar tudo o que gasta, depois disso fazer uma análise de todas as dívidas e buscar uma renegociação ou um parcelamento, de acordo com a atual situação. Muitas pessoas ainda não sabem quanto têm de gastos fixos ou mesmo o quanto aquele cafezinho de todos os dias soma ao final do mês. Além disso, para quem tem dívidas, agora é uma boa hora para negociá-las, já que a taxa Selic caiu bastante”, alerta.

Tenha uma reserva de emergência

“Para quem deseja começar a guardar dinheiro o primeiro ponto a se pensar é a reserva de emergência, tanto para empresas quanto pessoa física. É preciso ter uma quantia que supra de seis meses a um ano de despesas da empresa ou família. Uma estratégia é estipular uma meta para guardar mensalmente, para muitas pessoas funciona guardar antes de gastar. Por isso, anote todos seus gastos e veja quanto é possível guardar por mês, a partir disso, defina planos de curto, médio e longo prazo. Por exemplo: será guardado 5% para uma poupança de emergência, 10% para a reforma de um cômodo ou até alguma quantia para a compra de uma casa ou um projeto que requer mais planejamento financeiro”, sugere a contadora.

Acompanhe mensalmente seu progresso

Quando os resultados positivos aparecem poupar dinheiro se torna ainda mais fácil. “Analise suas anotações e veja o quanto falta para alcançar sua meta, quando percebemos que estamos conseguindo manter uma rotina e organização isso estimula e mostra na ponta do lápis os resultados positivos. Defina um dia do mês para verificar seu progresso. Fazer essa análise de quanto falta para chegar no objetivo também ajuda a ter consciência sobre as finanças e ainda estimula a manter as contas em ordem. Com organização e pequenas estratégias é possível manter as finanças em dia e ainda realizar sonhos que dependem do orçamento”, finaliza Ariane Marta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias