plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
TRABALHO

Pará foi o estado da região Norte que gerou mais empregos no primeiro semestre

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o setor de serviços apresentou saldo positivo na geração de empregos formais no mês de junho deste ano, no comparativo entre admitidos e desligados. De acordo com o balanço efetuado pelo Departamento Intersindical

Imagem ilustrativa da notícia Pará foi o estado da região Norte que gerou mais empregos no primeiro semestre camera O setor de serviços foi o que puxou o saldo positivo, segundo o estudo do Dieese. | Wagner Almeida/Diário do Pará

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o setor de serviços apresentou saldo positivo na geração de empregos formais no mês de junho deste ano, no comparativo entre admitidos e desligados. De acordo com o balanço efetuado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Pará), foram feitas no mês, em todo o Pará, 6.905 admissões contra 5.780 desligamentos gerando o saldo positivo de 1.125 postos de trabalhos.

Em junho do ano passado o setor também apresentou crescimento na geração de empregos formais. Ocorreram 7.315 admissões contra 6.781 desligamentos, com saldo positivo de 1.315 postos de trabalhos. No primeiro semestre deste ano, de janeiro a junho, o saldo também foi positivo. Segundo o Dieese, foram feitas 45.655 admissões contra 44.067 desligamentos, o que resultou na geração de 1.588 postos de trabalhos.

DESTAQUE

Ainda no levantamento realizado pelo Dieese, dentre os estados da região norte, em junho deste ano o destaque na geração de empregos formais é o Pará, com a geração de 1.125 postos de trabalhos, seguido do Tocantins com 306 novos postos de trabalhos.

Durante a pandemia da Covid-19, o grupo RR Pneus, que envolve a oficina com serviços mecânicos, vendas de pneus, peças, acessórios e concessionária, apresentou uma queda de mais de 50% no faturamento. Nesse período, a empresa precisou adotar algumas medidas para reduzir despesas e, assim, ter condições de seguir em atividade, como conceder férias para os colaboradores, afastamento de funcionários do grupo de risco, suspensão de contratos, além da redução de carga horária e salários.

A companhia tem sede em Belém e filiais nos estados do Maranhão e Ceará. Ao todo, antes da pandemia, somava 670 colaboradores. Porém, entre maio e junho houve um corte de 50 funcionários. Mas as contratações estão sendo retomadas gradativamente, conforme explicou o gerente administrativo de varejo da RR Pneus, Luiz Fernando Souza. “Após o lockdown, observamos uma retomada de movimento, que inicialmente foi gradativa. Mas depois do dia 15 de junho essa retomada foi muito forte, até bem acima do que esperávamos. Os clientes começaram a buscar manutenções de veículos e a própria compra nas concessionárias. A partir de junho começamos a recontratar. Dos 50 postos fechados, já recolocamos 26 no Pará, Maranhão e Ceará. Ainda temos vagas abertas. Se tudo permanecer nesse ritmo, acreditamos que até final do ano vamos conseguir repor”, informou o gerente.

Leia mais:

Habilitação de convocados no PS 2020 DA UFPA segue até quinta-feira

Pandemia provoca crescimento de cinco profissões em 2020. Saiba quais são!

MERCADO VAI SE ABRINDO E CONTRATANDO

Um dos novos colaboradores da RR Pneus é o auxiliar administrativo Ramom Freitas, 26. Antes da pandemia, o jovem atuava de forma autônoma como assessor de investimentos. Mas com a pandemia, ele teve de interromper a atividade, que foi prejudicada. “Comecei a mandar currículo, contatar algumas pessoas, até que veio a proposta aqui da RR e aproveitei. Imaginava que fosse demorar até um pouco mais. Fiquei dois meses ajudando minha mãe no salão e recebia auxílio também”, disse.

OPORTUNIDADE

Já Brendo Cardoso, 28, estava fora do mercado de trabalho desde novembro de 2019, quando saiu do último emprego. Hoje ele exerce as funções de maquiador e vendedor em uma loja de cosméticos, na Pedreira. “Estou no primeiro mês, em fase de experiência. Durante a pandemia ficava produzindo vídeos de maquiagem para rede social, trabalhando em parceria com lojas, depois resolvi ir atrás de emprego mesmo e aqui tive essa oportunidade. E agora começaram a contratar, inclusive vão contratar mais uma pessoa aqui”, afirmou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias