Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
Círio

Devotos de Bragança celebram padroeira

sábado, 15/11/2014, 11:10 - Atualizado em 15/11/2014, 11:13 - Autor:


A expectativa da Diocese de Bragança é de que 90 mil fiéis participem do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, na Pérola do Caeté. Este ano, o evento que tradicionalmente é realizado no segundo domingo de novembro foi adiado para o terceiro, para não inviabilizar a participação dos milhares de jovens que fizeram as provas do Enem, ocorridas no final de semana passado. 


Adotando o tema “Com Maria nos passos de Jesus”, a Diocese de Bragança realiza mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que chega ao ápice neste domingo, quando os organizadores esperam que o número de participantes do cortejo supere os cerca de 80 mil registrados em 2013, segundo os dados do Corpo de Bombeiros. 

MOVIMENTO


Como em todos os círios, a maior concentração ocorre no final de semana do evento, entretanto, antes e depois, o movimento é intenso. O parque montado na Estação Cultural Armando Bordallo é a mais nova opção de lazer da cidade e está repleto de visitantes todas as noites, tendo ainda as atividades religiosas, que envolvem diariamente a comunidade católica de Bragança.


A programação oficial do Círio de Bragança teve início na quarta-feira, 12, com a celebração de encerramento das novenas e apresentação dos mantos, na Catedral de Nossa Senhora de Nazaré, onde as comunidades participaram, levando seus andores e estandartes. Após a missa das 18h, teve início a moto romaria, que percorreu diversos bairros, conduzindo a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, da Catedral para a Igreja de São Benedito. 


Quinta-feira, 13, foi o dia da homenagem pelos ciclistas, que saíram em cortejo da Igreja de São Benedito para a Catedral, realizando assim mais uma ciclo-romaria, que reuniu milhares de fiéis, entre os montados em bicicletas e os que foram assistir à passagem. 


A carreata de Nossa Senhora marcou a noite de sexta-feira, 14, quando a imagem voltou a ser conduzida, desta feita, da Catedral para a comunidade do Camutá, do outro lado rio Caeté, localidade onde fica o Mirante de São Benedito. Antes de sair o cortejo, o padre Geraldo Messias, vigário geral da Diocese de Bragança, abençoou os veículos que estavam enfileirados.


LEIA MAIS:


Círio de Icoaraci ocorrerá no próximo dia 23


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS