plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CASO HENRY

Disque Denúncia recebe casos de Dr. Jairinho  há 10 anos

Crimes eleitorais e envolvimento com a milícia estão entre os principais motivos de ligações

Imagem ilustrativa da notícia Disque Denúncia recebe casos de Dr. Jairinho  há 10 anos camera Dr Jairinho e Monique Medeiros em fotos tiradas na prisão | Foto: Reprodução / G1

O vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, preso sob suspeita de ter matado seu enteado, Henry Borel, 4, já era um nome conhecido no banco de dados do Disque Denúncia, central que recebe queixas anônimas no Rio de Janeiro. A suposta ligação com milicianos, bicheiros ou traficantes é a causa mais frequente das denúncias.

Desde 2004 o político foi citado em 37 ligações ao órgão antes do caso Henry, segundo levantamento feito pela Folha de S.Paulo. Em 15 ocasiões, pessoas mencionaram o nome do vereador nessas circunstâncias, muitas vezes relacionado ao do pai, o ex-deputado estadual Coronel Jairo, ambos eleitos pelo Solidariedade.

Uma delas diz que, em agosto de 2008, um condomínio em Bangu foi invadido de noite "por três milicianos armados para colocarem placas de propagandas eleitorais do candidato a vereador 'Jairinho'" e conta que os moradores estavam "horrorizados com a quantidade de placas, mas não podiam removê-las por medo". Cinco dias depois, outro relato afirma que diariamente poderiam ser encontrados vários traficantes em um local em Realengo obrigando moradores a votarem no político, e que eles teriam recebido dinheiro para isso, "com o patrocínio do pai" dele.

A suposta compra de votos é o segundo motivo mais citado, oito vezes. Em julho de 2004, uma pessoa aponta a distribuição de cestas básicas. Dois meses depois, dois relatos afirmam que o candidato "ordenou que indivíduos (não identificados) fizessem um buraco" em uma rua em Realengo para levar água para outra área "em troca de votos".

Em 2014, três denúncias mencionam o uso de obras e programas públicos para angariar votos. Um condomínio em Realengo estaria tendo seus blocos, quadra esportiva, salão de festas e iluminação reformados por pai e filho. Outra diz que eles estariam oferecendo empregos e burlando a fila do programa Minha Casa, Minha Vida.

O patrocínio a festas e bailes funk na região aparecem seis vezes, em 2004, 2012 e 2020, parte delas em períodos pré-eleitorais ou em apoio a traficantes. Moradores citam as músicas "em altíssimo volume" e "muita baderna". A denúncia mais grave se refere a dois assassinatos ocorridos em janeiro de 2009, dentro de um bar em Bangu. Um dos homens mortos teria trabalhado para Dr. Jairinho e Coronel Jairo e teria discutido com um "gerenciador da campanha" não identificado. Seria, ainda, integrante da família.

CPI

Jairinho e Coronel Jairo também já haviam sido citados como líderes de milícias 13 e 5 vezes, respectivamente, em um estudo feito em 2007 e 2008 pelo sociólogo Ignacio Cano, da Uerj (Universidade do Estado do RJ) com moradores de áreas dominadas por esses grupos na zona oeste carioca, como publicou a Folha.

O pai foi mencionado ainda no relatório da CPI das Milícias realizada na Assembleia Legislativa, em 2008, e chegou a ser investigado pela tortura de uma equipe de reportagem do jornal "O Dia" na favela do Batan, na zona oeste, mas não foi indiciado porque não havia provas. Ele sempre negou ter qualquer relação com milicianos.

PRISÃO

Fotografias divulgadas pela polícia mostram o vereador Dr. Jairinho e sua namorada, Monique Medeiros, após darem entrada no sistema penitenciário. Eles são suspeitos de terem causado a morte do filho dela, Henry Borel, de 4 anos.

O vereador está preso no Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Já Monique está no Instituto Penal Ismael Silveiro, em Niterói, na Região Metropolitana.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias