plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EM NOME DO PAI

Jairinho tem base eleitoral em área de milícia

O acusado de torturar e matar o menino Henry é herdeiro político do pai, Coronel Jairo que foi deputado estadual no Rio de 2003 a 2018. O coronel é citado na CPI das Milícias da Alerj

Imagem ilustrativa da notícia Jairinho tem base eleitoral em área de milícia camera Jairo Souza Santos Júnior herdou do pai o nome e o eleitorado | Reprodução - YouTube

Um político é suspeito de assassinar de forma covarde e cruel o seu próprio enteado, sendo acobertado pela mãe da vítima. Mesmo assim, três dias após o início das investigações, toma posse no Conselho de Ética Municipal. O que parece ser roteiro de um filme policial aconteceu no Rio de Janeiro: Dr. Jairinho foi empossado no Conselho de Ética da Câmara no dia 11 de março, apesar de todas as evidências que o envolviam na morte do menino Henry Borel, demonstrando sua influência sobre seus colegas vereadores.

Jairo Souza Santos Júnior herdou do pai o nome e o eleitorado. O pai dele, Coronel Jairo, é um policial militar da reserva, que foi deputado estadual no Rio de 2003 a 2018. O coronel é citado na CPI das Milícias da Alerj como supostamente ligado à Liga da Justiça, grupo paramilitar que atua sobretudo na Zona Leste da cidade, responsável por extorsões, homicídios e outros crimes.

Em 2018, coronel Jairo foi preso na operação Furna da Onça, investigação coordenada pelo Ministério Público Federal, que apontou a movimentação de R$ 54 milhões em pagamentos para que deputados votassem com o governo na Alerj. O coronel nega todas as acusações.

Dr. Jairinho está em seu quinto mandato como vereador. Foi eleito pela primeira vez em 2004, aos 27 anos, pelo PSC. Recebeu 24 mil votos, concentrados em Bangu, Realengo e Padre Miguel — mesma base eleitoral do pai Venceu outras duas eleições, em 2008 e 2012, pelo mesmo PSC. Depois, concorreu pelo MDB e obteve o último mandato pelo Solidariedade — partido do qual foi expulso na última quinta-feira (8).

Em 2020, Dr. Jairinho foi o 28º mais votado no Legislativo carioca, com 16.061 votos. Tem CRM ativo desde julho de 2004, mas nunca atuou como médico. Jairinho foi líder dos governos de Eduardo Paes (DEM) e de Marcelo Crivella (Republicanos).

A página de Jairinho no site da Câmara dos Vereadores descreve assim as intenções do parlamentar: "O foco de seu mandato está na restituição da dignidade ao cidadão pelo atendimento do poder público no quesito saúde, sem deixar de pensar na educação dos jovens. De espírito empreendedor, apoia as iniciativas que buscam a melhoria da qualidade de vida da população".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias