plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
GRAVIDADE

Nove crianças yanomami morrem com Covid-19 em Roraima

Segundo conselho de saúde indígena, pelo menos outras 25 crianças apresentam sintomas graves da doença

Imagem ilustrativa da notícia Nove crianças yanomami morrem com Covid-19 em Roraima camera Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi YY) encaminhou um ofício para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) relatando que ao menos nove crianças yanomami morreram com Covid-19 em Roraima.

O informe diz ainda que quatro delas morreram na Comunidade Waphuta e cinco na comunidade de Kataroa. Ainda, pelo menos outras 25 crianças apresentam sintomas graves da doença.

Pará vacina primeira comunidade quilombola do Estado

De acordo com o conselho de saúde indígena, as Unidades Básicas de Saúde Indígena de Wabhuta e Kataroa estão fechadas por falta de helicóptero, o que “comprometeu o conjunto de ações e serviços de saúde prestados para o usuário indígena”.

Com isso, o informe também pediu o envio de uma equipe de saúde para as regiões afetadas pelo vírus.

De acordo com o boletim da Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 41.625 casos confirmados e 544 mortes pela Covid-19 entre indígenas até 29 de janeiro.

O número de casos e mortes, no entanto, é ainda maior, já que o governo não contabiliza indígenas que vivem fora das aldeias. Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, foram registrados 47.522 casos confirmados e 942 mortes em decorrência da doença.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias