plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ESTUDOS E TESTES

Vacina tríplice viral pode diminuir sintomas da Covid-19

Constatação é de pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina

Imagem ilustrativa da notícia Vacina tríplice viral pode diminuir sintomas da Covid-19 camera A vacina tríplice viral contém vírus atenuados de caxumba, sarampo e rubéola | Reprodução

A vacina tríplice viral contém vírus atenuados de caxumba, sarampo e rubéola; faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada em bebês de até 1 ano, sendo opcional o reforço para crianças de até 4 anos e outro reforço para adultos a partir de 20 anos.

Nos dados preliminares dos estudos coordenados pelo professor Edison Fedrizzi, da Universidade de Federal de Santa Catarina, foi constatado que quem tomou a tríplice viral teve 54% menos chances de ter sintomas da covid-19 e 74% menos chances de ser hospitalizado.

De acordo com o professor da UFSC, Edison Fedrizzi, isso pode ser explicado porque o corpo produz uma reação imune natural contra todos os antígenos quando recebe uma vacina de vírus atenuado ou inativo.

Ainda de acordo com o professor Fedrizzi, a vacina tríplice viral mostrou efetividade de 3 a 4 meses quando tomada na primeira dose e pode ter efetividade de até 8 meses na segunda dose de reforço.

Ele ressalta que a tríplice viral não substitui as vacinas específicas que estão sendo distribuídas atualmente, mas pode contribuir para evitar casos graves nos grupos que não prioritários dessa primeira leva da vacinação.

LEIA TAMBÉM!

Atualmente, a vacina tríplice viral é produzida pela Fiocruz. Presente nas campanhas de vacinação desde os anos 70, os efeitos adversos conhecidos da vacina são poucos graves como dor no local da injeção e uma porcentagem menor de pessoas pode ter febre baixa e mal-estar.

Infelizmente a cobertura vacinal da tríplice viral tem diminuído nos últimos anos e, como consequência, o país perdeu em 2019 o registro de erradicação do sarampo. Em 2018, houve mais de 10 mil casos de sarampo com 10 mortes. Por isso, independente da tríplice viral eventualmente prevenir a covid-19, é importante manter sua carteira de vacinação em dia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias