plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ALERTA TOTAL!

Cepa? Variante? Entenda os termos que mostram a mutação do coronavírus

O Pará confirmou dois casos da nova variante da Covid-19, no município de Santarém.

Imagem ilustrativa da notícia Cepa? Variante? Entenda os termos que mostram a mutação do coronavírus camera Segundo especialistas, a variante brasileira já tem potencial de reinfectar quem já teve Covid-19. | Divulgação

Como você já deve ter ouvido falar, o novo coronavírus (SARS-CoV-2), além de se espalhar rapidamente, ainda pode sofrer muitas mutações e modificações genéticas, surgindo aí novas variantes, cepas e linhagens.

Segundo especialistas, a variante brasileira que foi encontrada em Manaus-AM já tem potencial de reinfectar quem já teve Covid-19, mostrando o perigo desta mutação.

O Pará confirmou na noite de ontem (29), dois casos da nova variante da Covid-19. A nova cepa foi identificada em um homem (58) e em uma mulher (26) no município de Santarém. No entanto, o que significam estes termos? Veja abaixo as explicações dos termos ligados à evolução do novo coronavírus:

Mutação

É uma mudança que ocorre de forma aleatória no material genético. Essas alterações ocorrem com frequência e não necessariamente deixam o vírus mais forte ou mais transmissível.

Variante

a variante pode ser entendida como o vírus que mudou durante seu processo de replicação. Quando essa mudança (mutação) começa a aparecer muitas vezes, os especialistas fazem o sequenciamento do genoma. Se essa mudança se "fixa", isso configuraria a variante do vírus anterior. O vírus ancestral (ou original) pode ter várias variantes, cada uma com uma modificação diferente.

Cepa

algumas variantes acabam se comportando da mesma forma e a cepa é o conjunto dessas variantes semelhantes.

Linhagem

é um conjunto de variantes que se originaram de um vírus ancestral comum.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias