plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO

Ministério vai distribuir mais 900 mil doses da Coronavac

Material já foi liberado pelo Butantan, após aprovação da Anvisa. O Pará deve receber doses a mais, após pedido do governador Helder Barbalho

Imagem ilustrativa da notícia Ministério vai distribuir mais 900 mil doses da Coronavac camera Helder durante visita a unidades de saúde do município | Marco Santos/Agência Pará

O Instituto Butantan liberou ontem (22) mais 900 mil doses da Coronavac para que o Ministério da Saúde distribua aos Estados. A medida foi tomada logo após a reunião da Anvisa que decidiu pela autorização do uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da Coronavac.

As vacinas já estavam sendo encaminhadas para o Ministério pela tarde, na sequência da deliberação da agência. Das 900 mil doses, 200 mil foram levadas ao Centro de Distribuição e Logística da Secretaria da Saúde de São Paulo. Outras 700 mil seriam encaminhadas para a central de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos.

Um primeiro lote com 6 milhões de doses da Coronavac, importado da China, já havia sido liberado no domingo (17) para aplicação emergencial e distribuído pelo Ministério da Saúde.

O lote de 4,8 milhões de doses foi finalizado e envasado pelo Butantan a partir de matéria-prima enviada pela Sinovac.

PARÁ

O governador Helder Barbalho informou ontem (22) que já garantiu doses extras da vacina contra a Covid-19, após pedido para o Ministério da Saúde. O objetivo é imunizar moradores do extremo oeste do Pará, na divisa com o Amazonas. “Pedi ao @minsaude que a cota destinada ao Pará fosse maior, devido as cidades limítrofes do Amazonas e o Ministro me garantiu que irá disponibilizar”, informou Helder em sua conta no Twitter.

Sespa recebe 45 cilindros de oxigênio doados pelo Banco da Amazônia

Também por meio das redes sociais, na quinta-feira (21), Helder disse que a região já enfrenta uma segunda onda de contaminações pela doença devido à proximidade com o Estado vizinho. “Solicitei ontem [quarta] ao Ministério da Saúde que, além da cota do percentual para o nosso Estado, possamos ter um reforço na oferta de vacina para os municípios que estão na divisa com o Amazonas, já que estamos percebendo um avanço do vírus. Portanto, todos os 144 municípios do Pará vão receber a sua cota e, além disso, provavelmente, os que fazem parte da Calha Norte e Baixo Amazonas, como Faro, Oriximiná, Juruti, Terra Santa, Óbidos e talvez Curuá, possam receber uma cota a mais da vacina. Então, além dos profissionais de saúde e quilombolas, nesta região, que nós possamos avançar já para uma imunização daqueles que já têm mais de 75 anos”, destacou o governador, ressaltando que o Ministério da Saúde deve receber neste fim de semana 2 milhões de doses de vacinas da Oxford, produzidas na Índia.

De acordo com o governador, a ideia, com a imunização, é criar uma barreira imunológica na região, especialmente entre as faixas etárias com maior risco de contágio e morte. “Nós temos dialogado com o Estado vizinho [Amazonas], inclusive buscando mais informações a respeito dessa mutação viral identificada. Isso nos traz uma preocupação maior, já que ao tempo em que se estuda isso na área epidemiológica, temos vários casos de reinfecção sendo identificados e também aqueles que estão sendo infectados pela primeira vez encontram um vírus mais agressivo. Por isso, o Governo do Estado tem agido para ampliar a oferta de leitos e serviços”, disse Helder.

Governador acompanha ações de saúde em Óbidos

Em agenda na região oeste do Pará, o governador Helder Barbalho esteve ontem no município de Óbidos para acompanhar as ações em saúde na região. O chefe do Executivo Estadual visitou o Hospital Municipal e a Santa Casa Dom Floriano, que recebem pacientes internados com sintomas da Covid-19.

“Estamos preparados para eventuais transferências de pacientes que precisem de UTI para garantir que todos estejam assistidos, reforçando essa parceria entre o Governo e a Prefeitura. Assim, nós asseguramos atendimento a todos que precisem. Mas é fundamental que todos tenham consciência do momento que estamos vivendo e continuem usando máscara e evitando aglomerações em face do vírus estar circulando na região após vinda do Amazonas. Nossa preocupação é evitar que o número de infectados extrapole o sistema de saúde e prejudique os atendimentos”, disse o governador.

Helder durante visita a unidades de saúde do município
📷 Helder durante visita a unidades de saúde do município |Marco Santos/Agência Pará

Enfermeira desiste de se aposentar para ajudar na pandemia e morre de Covid-19

Para o prefeito de Óbidos, Jaime Silva, o apoio do Governo do Estado no combate à pandemia na região tem sido fundamental. “É muito importante essa parceria do governador com a nossa Prefeitura e o carinho que ele tem com a nossa região. Ficamos muito felizes em recebê-lo nesse momento. Sem apoio do Governo do Estado, nem sei como estaríamos por aqui”, disse o gestor municipal.

Para reforçar o atendimento a pacientes com a Covid-19 na região oeste do Pará, o governo do Estado já abriu 10 leitos de UTI em Juruti, 40 leitos de UTI em Santarém e abrirá mais 60 leitos de UTI em Itaituba no fim de semana, sendo que todas as cidades também contam com leitos clínicos e ganharam reforços nos estoques de oxigênio.

Número de leitos clínicos e de UTI será ampliado em Juruti

O número de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) será ampliado em Juruti, no Oeste do Pará, garantiu ontem (22) o governador Helder Barbalho. “Hoje estamos com 10 leitos de UTI e 15 leitos clínicos no Hospital 9 de Abril. Nós estamos trabalhando para ampliar esses leitos clínicos até o quantitativo de 30 clínicos e 15 de UTI. O Estado já adquiriu ontem (21) 500 cilindros de oxigênio, que devem chegar à região na semana que vem. A carga será distribuída para apoiar essa logística de oferta. O fato é que todos devem trabalhar juntos e unidos para salvar vidas e proteger aqueles que precisam”, destacou o governador.

Para Mariano Freitas, diretor do Hospital 9 de Abril, o apoio recebido do Governo do Estado é fundamental. “Infelizmente, o número de infecções vem aumentando aqui. A parceria do Governo do Estado é muito importante neste momento que nós estamos passando, em especial na região da Calha Norte”, relatou. Enquanto visitava a unidade de saúde, Helder reforçou a importância da conscientização e da sinergia em torno do objetivo comum: o combate à Covid-19. “Nós não podemos permitir que ocorra no Pará o que está acontecendo em Manaus. Por isso, estamos com a barreira sanitária, para que as embarcações não adentrem no território paraense, e com ações de fiscalização. É fundamental a conscientização de todos”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias