plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
AMAZONAS

Cidade com maior índice de contaminados no Brasil segue cotidiano normal: "Deus livrará"

Com pouco mais de 97 mil habitantes,  Manacapuru apresenta hoje mais mortes por covid-19 dos que os estados de Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre. Localizado na Região Metropolitana de Manaus (RMM), a cerca de 100 quilômetros da cap

Imagem ilustrativa da notícia Cidade com maior índice de contaminados no Brasil segue cotidiano normal: "Deus livrará" camera Aguilar Abecassis/ A Crítica

Com pouco mais de 97 mil habitantes, Manacapuru apresenta hoje mais mortes por covid-19 dos que os estados de Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre. Localizado na Região Metropolitana de Manaus (RMM), a cerca de 100 quilômetros da capital, o município está em primeiro lugar no ranking de cidades no Brasil com maior incidência de casos a cada 100 mil habitantes.

Até sexta-feira (24), eram 238 casos confirmados pelo novo coronavírus e 14 mortes em decorrência da doença. Manacapuru também ocupa o segundo lugar na lista de óbitos por 100 mil habitantes.

Segundo o portal A Crítica-AM, nas ruas da cidade, é comum observar pessoas sem máscaras. Um discurso ouvido por repetidas vezes pela equipe de reportagem que esteve no município na sexta-feira é o de pessoas alegando que não precisam se proteger por terem fé de que Deus as livrará da doença.

A atitude fervorosa, no entanto, acaba fazendo com que muitas destas pessoas não tomem o mínimo de cuidado necessário. Ao redor do porto, pessoas comiam e confraternizavam sem qualquer tipo de proteção.

Na Feira da Liberdade, um dos pontos mais conhecidos da cidade, é possível ver barracas abertas e movimentação reduzida. “Depois que aconteceu a pandemia, o nosso faturamento caiu 66%”, disse o vendedor de pão, Francisco Silva, 47.

Outro responsável pela redução do movimento é o decreto que proíbe o transporte de passageiros intermunicipal e interestadual. Gelson Cordeiro, 42, funcionário de um posto fluvial conta que o movimento reduziu de 85 a 90%.

Funerais

Salatiel Marques, 26, é funcionário de uma funerária situada nas proximidades do hospital de campanha da cidade. “Estamos tranquilos, não estamos sobrecarregados. Porém, de fato, está uma demanda além do normal”, conta.

Ele não informa em quanto aumentou a demanda da funerária, mas afirma que têm tomado todos os cuidados para com as vítimas da Covid.

De acordo com o portal A Crítica-AM, a Prefeitura de Manacapuru está arcando com os gastos dos funerais ocorridos por conta da pandemia.

O prefeito Beto D'angelo (PROS) não recebeu a reportagem do A Crítica por também estar sob suspeita da doença. Fez o exame e aguarda a confirmação. Em vídeo, disse que a prefeitura recomendou o recolhimento social e estabeleceu uma barreira sanitária na rodovia AM-070, controlando o acesso e fazendo a busca ativa de casos. Informou ainda que tem buscado a identificação de novos casos da Covid-19.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias