plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SAÚDE PÚBLICA

Coronavírus: Brasil tem 30 pacientes confirmados; Sespa investiga seis casos no Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que até ontem, foram notificados 15 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), dos quais 9 foram descartados e 6 permanecem em investigação no Laboratório Central do Estado (Lacen-

Imagem ilustrativa da notícia Coronavírus: Brasil tem 30 pacientes confirmados; Sespa investiga seis casos no Pará camera Uso de máscara não é o mais recomendado para prevenção da doença, mas sim higienizar as mãos e cobrir o rosto ao tossir e espirrar. | Reprodução/Folhapress

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que até ontem, foram notificados 15 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), dos quais 9 foram descartados e 6 permanecem em investigação no Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) e no Instituto Evandro Chagas (IEC). O Brasil, neste momento, conta com 30 casos confirmados em seis estados.

O secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame, passa à população uma mensagem de segurança de que as autoridades sanitárias do Estado, juntamente com seus municípios, e alinhadas com o Ministério da Saúde, estão tomando todas as providências necessárias para garantir a proteção das pessoas. “Não há necessidade de pânico, de temor ou de sair correndo para comprar máscaras ou tomar qualquer outra medida que não sejam aquelas usuais de prevenção de qualquer síndrome gripal”, lembrou, sobre lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel, adotar a etiqueta da tosse, cobrindo a boca e o nariz com lenço de papel ao tossir ou espirrar; evitar aglomeração de pessoas, enfim, aquelas medidas usualmente adotadas para reduzir os riscos de transmissão das doenças respiratórias.

Sobre a assistência aos pacientes, Alberto Beltrame disse que como se sabe que 85% dos casos são classificados como leves ou moderados, a maioria dos pacientes deve ser atendida na atenção primária nos municípios. “Nós temos treinado as equipes de Saúde da Família e da Atenção Primária dos Municípios para fazer uma abordagem correta dos pacientes, realizando a coleta de amostras de casos suspeitos, acondicionando-as adequadamente e provendo o transporte dessas amostras até o Lacen-PA, além, claro, de tomar os cuidados de proteção individual para que os profissionais de saúde não se contaminem na execução de seu trabalho”, disse.

O titular da Sespa ressaltou, por fim, que os casos considerados suspeitos são aqueles que têm febre, tosse, coriza, algum problema respiratório e história de viagem para país com transmissão local ou sustentada de Covid-19.

DESCARTADOS

Ao todo, doze casos suspeitos já foram notificados no Estado, mas sete foram descartados, entre eles um homem de 35 que estava internado em um hospital particular de Belém e que viajou para os Estados Unidos. Outro paciente, um homem de 55 anos, que alegou ter entrado em contato com um caso confirmado de São Paulo, foi submetido a exames que apontaram negativo para o Covid-19.

LEIA TAMBÉM: Álcool em gel pode alterar o resultado do bafômetro? Tire as suas dúvidas!

Foram descartados também dois casos em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB). Os pacientes apresentavam febre, dor de cabeça e coriza.

O quinto caso descartado foi um homem de 45 anos do município de Capanema, que retornou do Japão no dia 16 de fevereiro e apresentou febre, dor muscular, dor de cabeça, tosse e coriza.

BRASIL

O estado do Rio de Janeiro teve mais cinco casos confirmados de coronavírus, totalizando oito, até o momento. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (9) pela Secretaria de Estado de Saúde. Em todo o país, no dia de ontem, o Ministério da Saúde contabilizou mais 25 casos confirmados, mas sem contar os do Rio, que foram divulgados após a totalização feita diariamente ao meio-dia por Brasília. Portanto, o total de casos confirmados chega a 30 pacientes.

Dos novos casos no Rio, quatro são da capital e um de Niterói. Todos estão em isolamento domiciliar e têm quadro de saúde estável.

Os pacientes retornaram de viagens à Europa, entre os dias 3 e 5 de março, com passagem por países como Itália, Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Israel, Egito e Grécia, apresentando febre, tosse e mialgia, entre outros sintomas. Os novos pacientes são três homens, com idades de 27 anos, 42 anos e 70 anos, e duas mulheres, com 56 anos e 61 anos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias