plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MESTRE DO TACHO

Documentário sobre produtor de farinha de Bragança vence festival na Itália

Ambientada em Bragança, no interior do Pará, a história de Seu Bené, com mais de 70 anos de idade, é a narrativa do curta “O Mestre da Farinha”, vencedor da categoria Documentário do “Cibo Corto Cine Festival Internazionale”, realizado na Sicília, Itália.

Imagem ilustrativa da notícia Documentário sobre produtor de farinha de Bragança vence festival na Itália camera Seu Bené e a rotina da produção familiar da famosa farinha de mandioca de Bragança ganharam o mundo. | Reprodução

Ambientada em Bragança, no interior do Pará, a história de Seu Bené, com mais de 70 anos de idade, é a narrativa do curta “O Mestre da Farinha”, vencedor da categoria Documentário do “Cibo Corto Cine Festival Internazionale”, realizado na Sicília, Itália. Premiado em outros países, como Portugal, Japão e França, o audiovisual mostra uma tradição amazônica centenária e mantida pelo personagem que ainda hoje produz a mais famosa farinha da região, com a mandioca que cultiva no próprio quintal.

Na competição audiovisual, que está em sua segunda edição, foram apresentadas produções de 45 países com a temática da gastronomia e foco nas tradições e na identidade cultural e social do território em que foram filmadas. O diretor de “O Mestre da Farinha”, Leandro Miranda, diz que as gravações contaram com a simplicidade, o que foi um dos diferenciais da disputa.

“A produção foi muito simples, basicamente uma câmera na mão, o que é fundamental para que os personagens sejam eles mesmos diante das câmeras. Uma grande estrutura, nesse caso, acaba interferindo na rotina normal de um produtor artesanal”, analisa Leandro.

O diretor explica que o curta faz parte de uma série de minidocumentários filmados durante a Expedição Fartura, composta de viagens de pesquisa gastronômica que já percorreram todos os estados brasileiros, em mais de 79 mil quilômetros, e que passou pelo Pará. “Essas filmagens são todas registradas e disponibilizadas como conteúdo no site do projeto”, diz. “A produção faz uma extensa pesquisa de personagens da gastronomia local em cada território que ela percorre. E Seu Bené – o personagem central da história – é o ‘Mestre da Farinha’, conhecido no planeta todo (risos), como ele mesmo diz, e por isso tinha que estar no roteiro”, detalha.

A história de Seu Bené, com mais de 70 anos de idade, é a narrativa do curta "O Mestre da Farinha".
📷 A história de Seu Bené, com mais de 70 anos de idade, é a narrativa do curta "O Mestre da Farinha". |Reprodução

A narrativa, que conta ainda com direção de Luiza Fecarotta e produção de Adriana Benevenuto, já impressionou jurados da categoria de filmes informativos e institucionais do “9º Deauville Green Awards” (França); levou o prêmio Best South American Film e People’s Choice Awards no “Art & Tur (Portugal); e ficou em terceiro lugar na categoria Sustainable Development Goals, no “Japan World’s Tourism Film Festival” (Japão). Para Leandro, toda essa repercussão positiva que o filme vem tendo é uma grata surpresa.

“Nunca imaginei que ele daria a volta ao mundo e chegaria até ao Japão”, comemora, destacando que o curta também está entre os selecionados do “Amazônia Doc”. “Agora estamos na expectativa dessa primeira seleção para um festival brasileiro e, melhor ainda, na Amazônia. Estamos na torcida! É muito importante o reconhecimento local pra que a cultura da agricultura familiar e das tradições passadas de pai para filho não desapareçam”, ressalta o diretor.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias