plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Justiça condena assassino dos irmãos Novelino por fraudes e falsidade ideológica

O avanço no combate à criminalidade é um dos pilares do governo Helder Barbalho. Eleito como prioridade desde a campanha eleitoral, o tema mereceu do governador providências e ações imediatas desde que assumiu o cargo em janeiro. Os resultados estão aí, à

Imagem ilustrativa da notícia Justiça condena assassino dos irmãos Novelino por fraudes e falsidade ideológica camera Chico Ferreira, condenado por ser o responsável pelo assassinato de Ubiraci e Urakitan Borges Novelino, desta vez foi condenado na Operação Rêmora. | Diário do Pará/ Arquivo

O avanço no combate à criminalidade é um dos pilares do governo Helder Barbalho. Eleito como prioridade desde a campanha eleitoral, o tema mereceu do governador providências e ações imediatas desde que assumiu o cargo em janeiro. Os resultados estão aí, à vista de todos. O mais recente registro da Segup diz respeito à semana do Círio de Nazaré, quando o policiamento preventivo nas ruas garantiu segurança à população e aos visitantes. Mais de 9 mil agentes públicos de segurança garantira uma redução de 90% nos índices de crimes no período, em comparação com o Círio do ano passado, ainda na gestão tucana.

GARIMPOS

A Polícia Federal deflagrou, na sexta-feira (11), a Operação Retomada V, no contexto da Operação Verde Brasil-Pará, que combate delitos contra o meio ambiente no Estado e flagrou a ocorrência de crimes ambientais e de extração ilegal de minérios na zona rural do município de Floresta do Araguaia. Oito policiais federais participaram da operação, que interrompeu as atividades do “Garimpo do Mamão”. A pessoa responsável pelo garimpo, uma mulher de 79 anos, foi identificada e irá responder por crimes ambientais e por extração ilegal de minérios.

COMBATE

Apetrechos próprios da atividade de mineração foram apreendidos no local. Além disso, cinco armas de fogo, do tipo espingarda, de diversos calibres, um colete balístico e uma mira telescópica foram encontrados e apreendidos na área do garimpo. O suspeito de ser o dono do armamento e materiais não estava no local, mas foi identificado e responderá pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e munições. Desde o início de julho, a Polícia Federal já fechou 11 garimpos ilegais, com a prisão de nove pessoas e na apreensão de bens avaliados em R$ 4,5 milhões.

VIAGEM

O governo do Pará é o único representante da Amazônia brasileira no evento que irá discutir, na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, os desafios ambientais e econômicos para a região. Convidado, o governador Helder Barbalho viajou ontem, sem equipe de assessores, para evitar custos maiores ao Estado. As despesas em solo norte-americano serão de inteira responsabilidade da universidade. O vice-governador Lúcio Vale assume o governo durante a ausência de Helder.

PRESCRIÇÃO

Demorou, mas a Justiça Federal condenou a mais de 40 anos de prisão cinco envolvidos em fraudes contra a Previdência e falsidade ideológica, descobertas na “Operação Rêmora”, em 2006. Outros 16 denunciados tiveram a punibilidade prescrita. Um dos condenados na sentença do juiz Rubens Rollo D’Oliveira, da 3ª Vara Criminal, é João Batista Ferreira Bastos, o Chico Ferreira, que já cumpre pena de 80 anos de prisão pelo duplo homicídio dos irmãos Ubiraci e Urakitan Novelino, em 2007.

CONDENAÇÕES

Chico Ferreira e outros três réus – José Clóvis Ferreira Bastos, Antônio Lúcio Martin de Mello e Carlos Augusto Frederico Martin de Mello – foram condenados, cada um, a oito anos e quatro meses de reclusão. A pena maior, de 12 anos, foi imposta ao auditor do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) Luiz Fernando Gonçalves da Costa. Ele também perdeu o cargo público, por violação aos deveres funcionais de lealdade, probidade e moralidade. Os condenados ainda podem recorrer em liberdade ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.

- Ontem, ponto facultativo no Estado, a secretária de Cultura, Úrsula Vidal, convocou o grupo de trabalho que vai elaborar o edital do concurso arquitetônico do Parque de Belém para a primeira visita técnica no Aeroporto Brigadeiro Protásio Lopes (antigo Aeroclube).

- A área, que tem dimensões de 90 campos de futebol, será integrada às atividades de lazer, cultura e esporte da capital paraense. Obra prioritária do governo estadual, o projeto será tocado pela Secretaria de Cultura.

- Um grupo de adolescentes vem improvisando a prática do Stand Up Paddle num dos canais da capital. A prancha, usada para esse esporte em rios, foi substituída por um objeto retangular em isopor. A cena pode ser vista todas as tardes no canal da Visconde de Inhaúma, na Pedreira, entre as travessas Chaco e Curuzu.

- Cientistas apontaram recomendações para melhorar os processos de restauração florestal em nove países do mundo. O estudo internacional foi apresentado no XXV Congresso Mundial da Iufro (União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal), em Curitiba (PR).

- No Brasil, a área escolhida foi o Sudeste do Pará, englobando três municípios: Marabá, Parauapebas e Ipixuna. O local registra processos de ocupação dinamizados há menos de 50 anos, mas com sérios problemas socioambientais. O estudo será finalizado e apresentado no início de 2020 nos nove países.

- Uma das atrações da 10ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI) será a apresentação especial de drones feita pelo Clube Drone Belém (CDB), na parte externa da Estação das Docas, no período de 23 a 25 de outubro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias