plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prefeitura vai transformar Bar do Parque em lanchonete

O bar mais tradicional de Belém deverá deixar de ser chamado assim. A Prefeitura de Belém abriu o processo de licitação para tranformar o Bar do Parque em uma lanchonete, dando direito de concessão de uso do espaço para nova empresa. A decisão sobre o des

O bar mais tradicional de Belém deverá deixar de ser chamado assim. A Prefeitura de Belém abriu o processo de licitação para tranformar o Bar do Parque em uma lanchonete, dando direito de concessão de uso do espaço para nova empresa. A decisão sobre o destino do local, fechado há mais de um ano devido à uma reforma na Praça da República, levanta uma série de questionamentos sobre a descaracterização do espaço.

O leilão deverá ser realizado na próxima quinta-feira (5), às 14h. A licitação prevê a mudança de gestão do local, que passará a funcionar como "lanchonete e café", ofertando comidas típicas, salgados e sucos. O processo ainda prevê a venda de bebidas alcoólicas, como cervejas, mas apenas do tipo long neck e artesanais. Conhecido por um espaço com funcionamento 24 horas, fechando uma única vez no ano, no dia do Círio de Nazaré, o local deverá ter fucnionamento reduzido, aberto apenas de terça-feira a domingo, no horário de 7h às 24h.

Segundo o Sindicato dos Hotéis e Bares do Pará, a abertura da licitação foi uma surpresa, mesmo para os atuais gestores do espaço. O lançamento do edital não foi informado aos atuais concessionados, que estão há 1 ano e 3 meses sem exercer a atividade no espaço, desde que a prefeitura isolou o local com tapumes para uma reforma, que segue incompleta.

O sindicato afirma que, sem exercer atividade, a atual família que gere o espaço, assim como os 15 funcionários do local, estão sem renda, e deverão sair do processo licitatório sem receber qualquer tipo de indenização, mesmo após realizar duas reformas no local.

O sindicato deverá entrar com um mandado de segurança na Justiça para tentar barrar a licitação, afirmando que apesar da prefeitura ter o direito de realizar a licitação de um espaço público, o processo ocorre de forma equivocada.

Em nota, a Prefeitura esclarece que o Bar do Parque vai continuar sendo um bar, com todas as opções sempre oferecidas, mas que passará a conviver em harmonia com a nova Praça da República,uma área democrática e nobre da cidade, para que todos possam usufruir do ambiente. Não haverá mudança,nem de nome nem de estilo,mas haverá,sim,exigências de qualidade de higiene dos alimentos e sanitárias, para que possa atender da melhor forma toda a clientela que vá acessá-lo.

A Prefeitura de Belém informa que quando as obras de restauração da Praça da República avançaram foi necessária uma vistoria por parte da Sesma, através da Vigilância Sanitária,que encontrou o Bar do Parque na mais absoluta e completa desordem do ponto de vista sanitário, colocando em risco a vida das pessoas. O relatório da Devisa foi fundamental para o fechamento imediato do bar e para que fosse feita uma revisão da permissão que lá havia.

Em uma decisão administrativa entre todas as secretarias envolvidas foi definido que ao ser entregue novamente à cidade esse espaço deveria passar a pagar aluguel ao município, que a escolha do permissionário fosse feita através de uma disputa democraática com todas as empresas num processo aberto de licitação, que está em vigor, e que continue como bar, mas com a exigência que se agregue outros tipo de serviços, como café expresso e culinária típica da região,por exemplo.
O modelo de gestão que estava sendo feito no Bar do Parque não contribuia para a revitalização da área e o novo modelo, muito comum na Europa,traz uma vitalidade maior para o local resgatando a originalidade do próprio Bar do Parque,tradicionalmente muito bem frequentado,resgatando um ambiente voltado para a coletividade e não apenas para um pequeno grupo, alinhado como o novo projeto da Praça que traz também uma revitalização conceitual.
Projeto
O projeto de revitalização do Bar do Parque incluiu a reforma geral do espaço. Tanto a cozinha como o quiosque foram reformados mantendo a funcionalidade anterior, recebendo melhorias como novos pisos, forros, bancada em granito, pias, instalações elétricas e hidráulicas, pintura, sistema de ventilação, revestimento e pintura.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias