plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará acumula histórico de naufrágios e mortes em rios; relembre casos

O naufrágio da embarcação "Capitão Ribeiro",  entre os municípios de Porto de Moz e Senador José Porfírio, na última terça-feira (22), chamou atenção para os acidentes marítimos que aconteceram nos últimos anos nos rios do Pará. Em julho de 1988, o barco

O naufrágio da embarcação "Capitão Ribeiro", entre os municípios de Porto de Moz e Senador José Porfírio, na última terça-feira (22), chamou atenção para os acidentes marítimos que aconteceram nos últimos anos nos rios do Pará.

Em julho de 1988, o barco "Correio do Arari" vitimou 57 passageiros na Baía de Guajará, próximo à Ilha das Onças, na área conhecida como "Cemitério dos navios". A embarcação pertencia à prefeitura de Cachoeira do Arari. Esse acidente chegou a ser considerado o maior nos rios do Pará pelo número de vítimas. A embarcação tinha capacidade para transportar 60 pessoas, mas estava com 120 pessoas, além de um grande volume de carga, considerada imprópria para um barco de passageiros.

Em dezembro de 2016, uma embarcação sofreu acidente e naufragou na baía do Marajó, próximo ao município de Ponta de Pedras. Na época do acidente, testemunhas disseram que a maresia estava muito forte no local. A Capitania dos Portos informou que 21 pessoas foram resgatadas e, pelo menos, uma morreu no naufrágio.

Outro caso de acidente pelas águas do Pará foi quando nove pessoas foram resgatadas após um naufrágio, em agosto de 2016, na ilha de Mosqueiro, após o barco "Francisco de Assis" colidir com pedras em uma praia conhecida como Prainha.

No Rio Tocantins, em novembro de 2015, uma embarcação que transportava seis professores naufragou próximo ao município de Cametá, região nordeste do Pará. O grupo foi resgatado por ribeirinhos e ninguém ficou gravemente ferido. O motivo do naufrágio foi uma colisão entre a embarcação que conduzia os professores e um barco que passava no local.

Um acidente registrado em Mosqueiro, em janeiro de 2014, envolveu cinco pessoas que estavam em uma embarcação. Três conseguiram nadar até serem resgatadas por tripulantes de uma outra embarcação que passava perto do local do acidente, entre as praias de Carananduba e Farol. Os corpos dos outros dois passageiros foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros no Furo do Maguari, nas proximidades de Mosqueiro, e foram removidos pelo Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves para exame necroscópico.

Na época, o Corpo de Bombeiros informou que o barco teria afundado após bater em um banco de areia ou em pedras. Um dos homens que conseguiu se salvar disse que o grupo estaria bebendo desde a noite anterior, e que havia saído a passeio.

A embarcação "Coração do Mar" saiu do distrito de Icoaraci, em novembro de 2014, e seguia viagem para a ilha de Jutuba, próximo a ilha de Cotijuba. Além dos passageiros, havia uma grande quantidade de açaí, tonéis de água e uma máquina de bater açaí sendo transportados na embarcação. Eles atravessavam do Porto da Palha, em Belém, rumo à Ilha do Combú. O barco levava passageiros para o festival do açaí.

Em agosto deste ano, um naufrágio no rio Amazonas resultou em 9 pessoas desaparecidas. O acidente aconteceu no dia 2 de agosto, próximo ao município de Óbidos. Um empurrador se chocou com um navio da Mercosul. Das 11 pessoas a bordo do empurrador, duas foram resgatadas e 9 continuam desaparecidas. Até então, este caso era considerado o maior acidente em número de desaparecidos ou mortos desde 1988.

(Luana Taveira/ DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias