plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pianista Luiza Camargo morre em Belém

Na manhã desta quinta-feira (23), a pianista Luiza Camargo, 82 anos, perdeu a batalha contra um câncer e morreu após dez dias de internação em um hospital em Belém. Luiza era viúva do escritor Milton Camargo, que morreu aos 73 anos em novembro de 2016. L

twitter Google News

Na manhã desta quinta-feira (23), a pianista Luiza Camargo, 82 anos, perdeu a batalha contra um câncer e morreu após dez dias de internação em um hospital em Belém. Luiza era viúva do escritor Milton Camargo, que morreu aos 73 anos em novembro de 2016.

Luiza Camargo nasceu em Belém, onde iniciou os estudos de piano com as professoras Maria Braga, Maria da Glória Miranda e Madalena Loureiro. Diplomou-se no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) sob a orientação da professora Enid Mendes Barroso Rebello, recebendo o Prêmio Ettore Bosio.

A pianista formou-se no Conservatório Nacional de Canto Orfeônico do Rio de Janeiro. Estudou órgão, em Belém, com a professora Gertrud Mersiovsky, pelo Instituto Goethe de Munique e pela Fundação Calouse Gulbekian de Lisboa, tendo recebido do Instituto Goethe um comunicado oficial pela excelência dos trabalhos realizados.

No Rio de Janeiro, foi aluna do pianista Arnaldo Estrela. Teve, também, aulas com os pianistas Arnaldo Cohen, David Wittem, José Eduardo Martins, Luis Senise, Sebastião Benda e Yara Bernette. É autora de muitas obras para piano e membro da Academia Paraense de Música.

VEJA TAMBÉM: História de escritor e pianista mostra amor e arte

Professora aposentada da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foi orientadora musical do programa de música erudita “Sonata”, da TV Cultura do Pará, no qual participou como solista e camerista. Participou de gravações dos discos “Altino Pimenta”, “Wilson Fonseca” e “Meneleu Campos”, da coleção “Nos Originais” da Universidade Federal do Pará.

O trabalho como compositora ficou registrado no livro de peças infantis para piano chamado "Pequenas Peças para Piano", que reúne todas as composições da pianista. A publicação revela a grande contribuição de Luiza Camargo para a formação de pianistas, desde a iniciação até as etapas avançadas. Elaborado em parceria por várias instituições de ensino da música no Pará, o livro faz parte do acervo da Biblioteca do Instituto Estadual Carlos Gomes.

O velório de Luiza Camargo será às 15h30 desta quinta em uma capela particular localizada na José Bonifácio, em São Brás.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias