plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Favela é bi-campeã do Carnaval de Cametá

A Associação Cultural Recreativa e Carnavalesca Império de Samba Favela sagrou-se, na manhã desta Quarta-feira, bicampeã do Carnaval de Cametá, com o enredo "Negras Mulheres, Negras Raízes - de Iolanda do Pilão à Pretinha Munguzá". O desfile da Favela ac

A Associação Cultural Recreativa e Carnavalesca Império de Samba Favela sagrou-se, na manhã desta Quarta-feira, bicampeã do Carnaval de Cametá, com o enredo "Negras Mulheres, Negras Raízes - de Iolanda do Pilão à Pretinha Munguzá".

O desfile da Favela aconteceu na madrugada da última segunda-feira (8) quando estiveram presentes no Corredor da Folia de Cametá 380 favelistas. Além da Favela, se apresentaram as seguintes escolas: "Chaleira"; "Minha Ilha, Meu Amor"; "Mocidade Independente de São Benedito"; e "Amor e Samba".

Em 2017 a Favela completa 80 anos de história, sendo a quinta agremiação carnavalesca mais antiga do país, em atividade.

Na avaliação do carnavalesco Klebson Rocha, a apresentação deste ano foi bem melhor que a do ano passado. Divididos em sete alas, os brincantes deram um show, fazendo um passeio histórico pelas influências das negras mulheres, do Continente Africano à cidade de Cametá.

D. Iolanda do Pilão, homenageada da Favela, representando as negras mulheres de Cametá. (Foto: Divulgação)

Um dos destaques do desfile foi Iolanda do Pilão, homenageada no samba-enredo. A ilustre negra cametaense é reconhecida pelo trabalho de preservação cultural, mais especificamente do samba do Cacete.
Favela apostou em alegorias maiores, com esculturas gigantes. E impressionou na avenida (Foto: Divulgação)
MUDANÇAS APONTAM AVANÇOS
Este ano a Favela contou com sete alas, duas a mais que em 2015.
Na avaliação do carnavalesco Klebson Rocha, a apresentação deste ano foi melhor do que a do ano passado, quando a Favela conquistou o 1º lugar defendendo o samba-enredo "Ver-o-Peso: festas e tradições do Pará". "Nosso enredo não pediu tanto luxo, tanto brilho, mas inovou na questão das alegorias, pelo tamanho. Ficamos satisfeitos com a evolução da nossa bateria, que fez uma excelente apresentação".
Em 2016, a bateria da Favela conseguiu nota 10 na avaliação dos jurados. Em 2015, a nota foi de 8.6.
"Foi o Carnaval da superação, no qual a tradição e a raça da Favela prevaleceram. O título foi justo e merecido pela abnegação e dedicação de todos que fizeram mais uma vez a Mais Querida campeã", disse Márcio Alho, ex-presidente da escola.
Ficha Técnica:

Carnavalesco: Klebson Rocha

Samba-enredo: André Alho

Presidente: Hidelbrando Martins

Bateria: Mestres John e Meia-Noite

Diretor de Harmonia: Paulo

Mestre-sala e porta-bandeira: Abnom Mendes e Aline Pompeu

Leia mais:

Favela é campeã do Carnaval 2015

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias