plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Grilos se proliferam na época das chuvas

Com o aumento da intensidade e frequência das chuvas neste período do ano na Amazônia, moradores devem se proteger para tentar evitar a proliferação de insetos e doenças. Dentre os insetos, chama a atenção o aumento do número de grilos nesta época. Além

Com o aumento da intensidade e frequência das chuvas neste período do ano na Amazônia, moradores devem se proteger para tentar evitar a proliferação de insetos e doenças. Dentre os insetos, chama a atenção o aumento do número de grilos nesta época.

Além de invadirem as casas, em geral à procura de alimentos (como cereais, tecidos e plantas), podem também atrapalhar o sono das pessoas com os ruídos que emitem, geralmente pela noite. "Eles ficam em cantos, como atrás da cortina, dos móveis. E se deixar a janela aberta à noite, entra mais. Atacaram o apartamento e outros locais que frequento também: a academia, o trabalho", reclama a analista de sistemas Karlena Holanda.

Para evitar os insetos, Karlena já fez como muitas outras pessoas e recorreu a receitas caseiras. "Um amigo sugeriu pôr mel em um canto da casa pra atrair o grilo e deixar ele preso, mas adaptei: coloquei mel em um recipiente com água, o que atraia os grilos e fazia com o que eles se afogassem. Se o ditado popular ‘matar grilo dar dor de dente’, eu estaria ferrada (risos)", conta.

Receitas caseiras, no entanto, em geral não são aconselháveis. Para combater grilos, o ideal é utilizar inseticidas, diminuir da vegetação em algumas áreas, como quintais e gramados, aumentar a proteção em locais de entrada dos insetos, como portas e janelas e não acumular lixo. É ainda a analista de sistemas que sugere outra ação contra os grilos. "Acredito que deveria haver algum caminhão passando pelas ruas borrifando inseticida, como acontece para prevenir a dengue". Com a diminuição dos insetos, também é maior a chance de haver diminuição nos ruídos causados por eles.

"Cantoria" incomoda

Nas casas e ruas, pela noite, não é difícil ouvir os grilos. Somente os machos cantam, com o objetivo de atrair as fêmeas para a reprodução. E é justamente nesta época que eles se reproduzem com facilidade.

Cada fêmea coloca cerca de 100 ovos durante seu período reprodutivo. Os ovos demoram entre 15 e 20 dias para eclodir. As ninfas (grilos jovens semelhantes aos adultos) sofrem de 5 a 7 mudas até se tornarem adultos (maturidade sexual), isso leva cerca de 60 dias. A maturidade sexual pode ser observada quando os machos começam cantar.

Grilos também são iguarias

Pessoas de algumas partes da Ásia mantêm grilos, gafanhotos e outros insetos como animais de estimação há centenas de anos. Elas acreditam que eles trazem alegria e boa sorte. Em alguns países os grilos são criados para serem vendidos como iguarias, animais de estimação e iscas para pescaria.

Para pesquisadores da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que é responsável por analisar e projetar alternativas que colaborem para a erradicação da fome no mundo, os insetos podem ser uma grande alternativa para a alimentação do futuro.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias