plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DIVERSIDADE

Belém tem pela primeira vez uma indígena como candidata a vereadora

Márcia Kambeba, da etnia Omágua/Kambeba, é mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas e professora convidada da UEPA.

Imagem ilustrativa da notícia Belém tem pela primeira vez uma indígena como candidata a vereadora camera Divulgação

Em 2016, apenas 3 mulheres foram eleitas vereadoras em Belém. Após Marinor Brito se tornar deputada estadual, tivemos a primeira vereadora negra da capital paraense, Nazaré Lima, que era sua suplente.

Neste ano, a capital paraense possui pela primeira vez uma indígena como candidata à Câmara de Belém: Márcia Kambeba (PSOL), da etnia Omágua/Kambeba.

Kambeba é mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas e professora convidada do Departamento de Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade do Estado do Pará. Há 9 anos morando em Belém, é também escritora e poeta e possui os livros “Ay Kakyri Tama”: Eu moro na Cidade e O Lugar do Saber.

Para Márcia, essa eleição é um divisor de águas, “percebo a minha presença nessa campanha política como uma necessidade de lutar por nossos direitos invisibilizados por anos. Desde menina ainda na aldeia observava os candidatos chegarem para pedir votos dos parentes, mas não se via retorno e apoio nas nossas lutas. É por esse motivo que aceitei o convite e concorrerei a vaga de vereadora, não apenas pela luta indígena, mas por todos que sentem seus direitos violados e negligenciados”.

“Essa realidade que vi na aldeia quando criança quero mudar, como muitos indígenas que estão se candidatando em outras cidades do Brasil, quero lutar pela defesa do meio ambiente, uma educação pública e de qualidade, aproveitando os saberes indígenas que podem ser implantados numa cidade amazônica”, destacou Kambeba.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias