plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Cabo Daciolo pede ao TSE anulação do 1º turno das eleições presidenciais

O candidato à Presidência da República no 1º turno desta eleição, Cabo Daciolo (Patriota-RJ), pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a anulação dos resultados das urnas do último domingo (7) por desconfiar das urnas eletrônicas. Ele também solicitou

O candidato à Presidência da República no 1º turno desta eleição, Cabo Daciolo (Patriota-RJ), pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a anulação dos resultados das urnas do último domingo (7) por desconfiar das urnas eletrônicas. Ele também solicitou o uso de cédulas de votação em papel em uma possível reedição do 1º turno.

O deputado - que terminou o pleito em sexto lugar - já havia pedido a adoção do voto em cédula antes da votação deste domingo. O TSE tem afirmado que não há registro de nenhuma fraude ocorrida com as urnas eletrônicas desde que começaram a ser implantadas, em 1996.

"Hoje, depois das eleições, trouxemos mais fatos concretos, provas materiais de que a fraude está escancarada", disse o deputado, em reportagem divulgada pelo UOL.

"Agora eu saio daqui e vou atrás de todos os presidenciáveis porque é inadmissível que eles estejam calados. O próprio Jair Bolsonaro antes do resultado tem vídeos dele falando da fraude, por que agora estão calados, por que agora estão em silêncio? Eu quero saber qual é a posição de todos os presidenciáveis, o que eles têm a dizer do fato de as urnas eletrônicas serem ou não serem fraudulentas", questionou Daciolo.

O próprio candidato Jair Bolsonaro, que está no 2º turno das eleições e disputará o pleito com o candidato do PT, Fernando Haddad, afirmou que, se não fosse o atual sistema de votação por urnas eletrônicas, teria sido eleito no primeiro turno.

"Não podemos nos recolher. Vamos juntos ao TSE exigir soluções para isso que aconteceu. Foi muita coisa. Tenho certeza, se esse problema não tivesse ocorrido, se tivesse confiança no sistema eletrônico, já teríamos o nome do novo presidente. O que está em jogo é a nossa liberdade", disse Bolsonaro.

Já a presidente do TSE, Rosa Weber, afirmou que as desconfianças geram preocupação, mas que esse questionamento faz parte do processo democrático. "Preocupação sempre nós temos, mas nós temos que enfrentar nossas preocupações com tranquilidade. Num estado democrático de direito, o bom é isso, que as pessoas possam se expressar", expressou Weber.

De acordo com a presidente do TSE, a Justiça Eleitoral irá atuar sobre eventuais suspeitas levantadas contra a segurança nas urnas somente quando houver uma representação formal ao TSE.

(Com informações do portal UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias