plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Helder vence o primeiro turno com quase 700 mil votos de diferença

Os candidatos Helder Barbalho (MDB) e Márcio Miranda (DEM) disputarão o 2º turno das eleições para o Governo do Estado do Pará deste ano: Helder terminou o 1º turno com 47,69% dos votos válidos e, Márcio, com 30,21% dos votos. A apuração final das urnas t

Os candidatos Helder Barbalho (MDB) e Márcio Miranda (DEM) disputarão o 2º turno das eleições para o Governo do Estado do Pará deste ano: Helder terminou o 1º turno com 47,69% dos votos válidos e, Márcio, com 30,21% dos votos. A apuração final das urnas terminou por volta das 1h20 desta segunda (8).

O Estado do Pará teve 17286 seções de votação e um total de aproximadamente 5 milhões e 500 mil eleitores. O segundo turno das eleições será realizado no próximo dia 28 de outubro.

O candidato Paulo Rocha ficou em terceiro lugar na eleição para Governo do Estado com 17,05%. O quarto lugar ficou com o candidato Fernando Carneiro que teve 4,46%.

Após o resultado, Helder saiu em carreata até a Doca de Souza Franco, no bairro do Umarizal, em Belém, e disse que a campanha do segundo turno já começou. “Estamos retribuindo a confiança do povo do Pará. Meu coração está cheio de felicidade e gratidão com a certeza de que Deus irá iluminar o povo do Pará para fazer a melhor escolha. O sentimento aqui é de muita felicidade e eu espero poder retribuir essa confiança com muito trabalho”, disse, emocionado.

Já Márcio Miranda realizou uma coletiva no comitê e disse que cumpriu a primeira meta: chegar ao segundo turno. “Agora é comemorar e compreender que o segudo turno é uma eleição diferente. Nós tínhamos uma batalha, que era ficar conhecido e conquistar o voto. Cumprimos isso. Então, tenho que comemorar".

HELDER BARBALHO

Helder comemorou com os eleitores o resultado do 1º turno (Foto: Wagner Santana/Diário do Pará)

Helder Zahluth Barbalho nasceu em Belém do Pará, em 18 de maio de 1979. Graduado em Administração no ano de 2002, pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém. É pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, com o título de MBA Executivo em Gestão Pública.

No ano 2000, foi o vereador mais votado de Ananindeua com 4.296 votos. Dois anos depois se elegeu deputado estadual, também o mais votado, com 68.474 votos.

Helder assumiu a Prefeitura de Ananindeua, terceira maior cidade da Amazônia, com 25 anos de idade, em 2005, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará. Ainda como prefeito de Ananindeua, assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).

Em 2008 foi reeleito à prefeitura de Ananindeua, no 1º turno, com 93.493 mil votos.

Helder atuou nos últimos anos como Ministro da Pesca e Aquicultura, Ministro da Secretaria Nacional dos Portos e Ministro da Integração Nacional.

MÁRCIO MIRANDA

O candidato do DEM em coletiva após o resultado do primeiro turno (Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará)

Márcio Miranda é médico, capitão da reserva da Polícia Militar do Estado e deputado estadual por cinco mandatos consecutivos, eleito três vezes presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

Aos 61 anos, tem atuação no setor agropecuário no município de Castanhal, onde foi criado.

Casado, iniciou sua trajetória política, em 2002 e pela primeira vez disputou ao cargo de governador do Estado do Pará em 2018.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias